Máquina do Tempo | Como era o visual antigo do site da Microsoft
Por Thiago Furquim | Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Agosto de 2023 às 19h00
O visual antigo do site da Microsoft reflete a trajetória de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, que atravessou a transição para a era da internet e conseguiu manter um legado ao longo dos anos.
Como era o visual da Microsoft
A história da Microsoft iniciou antes do surgimento do computador pessoal. Bill Gates e Paul Allen fundaram a companhia, que inicialmente atuava como desenvolvedora de software para outras empresas.
Com o surgimento do PC e o lançamento do sistema operacional Windows, a Microsoft se estabeleceu como a principal autoridade da indústria e continua a manter sua popularidade até os dias atuais.
Microsoft em 1994
A Microsoft lançou sua primeira página praticamente no início da era da internet para atingir o grande público. Embora o visual aparente ser improvisado, o site já mostrava sinais de que se tornaria um centro de suporte para dúvidas dos usuários, além de funcionar como divulgação da marca.
Microsoft em 1996
Passados apenas dois anos, a Microsoft realizou uma reformulação na página, proporcionando uma organização visual aprimorada, ao colocar uma ênfase nos textos e menus, que contavam com botões bastante chamativos.
Microsoft em 1998
Até a chegada do novo milênio, não houve uma grande modificação na estrutura do site da Microsoft. No entanto, ocorreram melhorias em sua identidade visual e a introdução de menus mais atraentes.
Microsoft em 2002
No ano de 2002, a Microsoft optou por uma tonalidade azul mais proeminente em seu site. Embora o formato tenha se tornado mais compacto, a estrutura em si ainda mantinha a base do que foi adotado em 1996.
Microsoft em 2007
Em 2007, o site da Microsoft passou por mudanças significativas. Houve a implementação de um visual predominantemente em azul, com menos texto e mais destaque para imagens, incluindo os softwares e serviços oferecidos pela empresa nessa época.
Microsoft em 2012
No ano de 2012, a Microsoft optou por abolir a predominância da cor azul em seu site e adotou uma abordagem visual mais minimalista, com um fundo branco, maior ênfase nas imagens e uma menor predominância de textos e menus.
Microsoft em 2020
No início da década seguinte, a Microsoft optou por um design mais simplificado para seu site. Isso incluía um banner em destaque no topo da página, ícones elegantes que direcionavam os usuários aos seus serviços de software e suporte, além de informações adicionais sobre a empresa.
Se você é usuário dos principais softwares da Microsoft, veja 10 ótimas dicas para otimizar o Windows e deixar o PC mais rápido.