Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mi Browser | Um canivete suíço em forma de navegador [análise]

Por| 09 de Agosto de 2020 às 11h00

Link copiado!

Divulgação/Xiaomi
Divulgação/Xiaomi

A Xiaomi se tornou conhecida em todo o mundo por seus celulares com ótimos recursos e preços mais acessíveis do que as suas principais rivais, sendo uma das responsáveis por mudar a visão de muita gente em relação aos produtos chineses na última década. Mas a empresa não vive apenas de celulares e tantos outros produtos físicos: ela também cria alguns softwares bem interessantes.

Um desses é o Mi Browser, um navegador repleto de recursos que faz muito mais do que apenas navegar na web. Ele é um gerenciador que permite acesso, movimentação e exclusão de arquivos do celular, assim como pode salvar conteúdos do WhatsApp, gerenciar inscrições do YouTube e muito mais. Por outro lado, ele traz propagandas e não é exatamente leve.

Quer saber como o Mi Browser funciona e se vale a pena trocar o Chrome por ele? Aqui vai uma análise completa do navegador oficial da Xiaomi.

Continua após a publicidade

Ficha técnica

  • Mi Browser (Android)
  • Versão: 12.4.4-g
  • Testado no Android 9

Destaques positivos

Continua após a publicidade
  • Integração com YouTube e redes sociais
  • Bloqueio nativo de propagandas
  • Atalho para recursos extras, como jogos e redes sociais
  • Sincronização entre dispositivos
  • Modo leitura

Destaques negativos

  • Propaganda dentro do app
  • Não tem atalho para abrir página dentro de um app
  • Acesso a muitas informações do celular

Mi Browser: um verdadeiro canivete suíço

Continua após a publicidade

A comparação com um canivete suíço, aqueles pequenos equipamentos que reúnem diversas ferramentas em si, é bastante apurada. Usar o app por apenas alguns instantes já surpreende por mostrar como ele vai muito além da navegação, servindo tranquilamente como a parte central da sua experiência mobile.

Isso porque o Mi Browser não apenas deixa você acessar sites diversos como faz qualquer navegador, mas também permite acessar recursos e arquivos presentes em seu celular. É isso mesmo: com o Mi Browser dá para, por exemplo, acessar qualquer arquivo no aparelho, desde documentos baixados até fotos criadas por você ou recebidas pelo WhatsApp. É possível instalar e acessar apps e até proteger arquivos com senha, uma surpresa bem legal de topar por aqui.

Aliás, por falar em WhatsApp, o Mi Browser tem uma função bem curiosa: ele permite salvar imagens (vídeos e fotos) postadas por seus contatos nos Status do WhatsApp (a função do mensageiro igual a Snapchat e Instagram Stories). E tudo isso direto da tela do navegador, sem precisar vasculhar muito.

Continua após a publicidade

Claro que esse acesso avançado só acontece com a autorização do usuário, apesar de não ter ficado claro como é possível revogar o acesso ao Status do WhatsApp.

O navegador até explica que ele é capaz de coletar essas imagens porque vasculha uma pasta do sistema na qual ficam temporariamente armazenadas as imagens publicadas por seus contatos do mensageiro, o que dá um certo alívio de saber que ele não está monitorando a sua tela, por exemplo.

Completa a lista de recursos curiosos do Mi Browser a função nativa que permite fazer download de vídeos das redes sociais. Pois é: viu uma postagem de alguém no Facebook e quer guardar para sempre em seus arquivos? O navegador da Xiaomi deixa você fazer isso.

A sensação é de que ele vem com funções que outros navegadores ofereceriam apenas com o uso de extensões. A utilidade dessas ferramentas pode não ficar evidente para todos, mas elas estão aí e deixam o Mi Browser ainda mais funcional.

Continua após a publicidade

Integrado às redes sociais

Uma das partes mais legais do Mi Browser é a integração que o app oferece ao YouTube e às redes sociais. Sem dúvida, é uma das melhores experiências nesse sentido, quase compensando a impossibilidade de abrir rapidamente os links de YouTube e Instagram, por exemplo, em seus respectivos apps (coisa que os navegadores da Mozilla fazem de maneira genial).

Usar o YouTube mesmo por aqui é incrível, você fica com a sensação de que está no próprio app de tão bem que tudo flui. O Mi Browser traz ainda na tela inicial atalhos para vídeos da rede, com direito a atalho para os canais nos quais você está inscrito, além de notícias do Microsoft News e acesso rápido a outros conteúdos de redes sociais.

Tudo pode ficar personalizado caso você faça login no Twitter ou no YouTube, por exemplo, pelo navegador. Esses detalhes são bem interessantes no dia a dia, permitindo uma experiência aprimorada com recursos cada vez mais centrais na vida de quem anda com um smartphone no bolso.

Continua após a publicidade

E a privacidade?

O Mi Browser sofreu com algumas questões recentes de privacidade, mas tudo parece estar resolvido, ao menos no que toca o monitoramento do usuário mesmo quando ele está usando o modo privado. Esse detalhe foi resolvido porque a empresa deixou mais à mão do usuário a opção de controlar esse recurso.

O Mi Browser traz bloqueador nativo de propagandas, o que é ótimo para quando você navega em sites repletos de banners de publicidades, mas há um detalhe bem lamentável nesse sentido: o aplicativo em si está cheio de propagandas.

Continua após a publicidade

Seja quando navega pelas notícias do Microsoft News ou quando abre uma aba em branco para digitar um endereço, você vai esbarrar anúncios. Ao abrir uma guia nova e tocar na barra de endereços, logo surge abaixo dela algumas sugestões de apps para instalação em seu dispositivo.

Apesar de tudo isso estar bem encaixado visualmente, ou seja, nada é intrusivo demais ou mesmo chamativo demais, não deixa de ser um aspecto bastante frustrante da experiência com o Mi Browser. Esta talvez seja a parte mais chatinha de tudo.

Mais do que um simples navegador

Se você gosta de jogos mobile e está sempre em busca de novas opções de games casuais para passar o tempo, o Mi Browser também é uma ótima dica. O app traz uma seção dedicadas a joguinhos online, acessados diretamente do navegador como nos velhos tempos, e pode até adicionar um atalho para essa central de jogatina na tela inicial do celular.

Continua após a publicidade

O app ainda oferece sincronização entre dispositivos, o que é ideal para não perder histórico e senhas salvas caso você mude de celular ou use um tablet também. Infelizmente não há uma versão para desktops para conectar tudo, enviar abas abertas e tudo mais como acontece com Chrome, Opera e Firefox, por exemplo.

Por fim, vale destacar que o visual do Mi Browser conta com um modo escuro e que o app traz uma ferramenta de economia de dados que não é vista em qualquer concorrente, mais dois pontos a seu favor.

Mi Browser é bom?

Continua após a publicidade

Apesar das propagandas e do acesso avançado aos seus arquivos que ele pode ter, a experiência com o Mi Browser é positiva. O app é bonito e tem um visual minimalista e organizado, está cheio de recursos e oferece coisas altamente positivas, como modo leitura e bloqueador nativo de anúncios (apesar das ponderações feitas acima).

Senti a falta de um painel de acesso rápido ao controle de bloqueio de publicidade, por exemplo, algo que Opera, DuckDuckGo e Firefox Focus possuem, mas isso não chega a comprometer a funcionalidade deste serviço.

A organização por abas, feita em tela, também não é a minha favorita — eu sou um ferrenho defensor da visão panorâmica, mas essa é uma avaliação bem pessoal. Isso, porém, não interfere na experiência nem limita muita coisa no app, então, não vale como ponto negativo.

A experiência com YouTube e redes sociais é perfeita, mas ainda assim faz falta a opção de abrir links em aplicativos instalados no celular. Uma pena não haver uma contraparte para o Mi Browser nos desktops, o que completaria de forma primorosa o recurso de sincronização de dados por meio da conta da Xiaomi.

Continua após a publicidade

O excesso de propagandas deixa tudo frustrante e ele não parece ser a opção mais indicada para quem quer algo simples e direto. Além disso, a grande quantidade de recursos deixa o Mi Browser um pouco mais pesado do que navegadores como Opera e Firefox, por exemplo, outra característica capaz de desagradar.

O aplicativo não deve engasgar em aparelhos intermediários, mas não parece ser uma opção para celulares básicos, por exemplo. No saldo, a sensação é de que ele tem muito a oferecer e de que vale ao menos ser experimentado pelos mais curiosos, pois se trata de um dos navegadores mais diferentes da atualidade.