Publicidade

Meta e Nubank tiveram as maiores "quedas" de 2024, revela dados do Downdetector

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Asterfolio/Unsplash
Asterfolio/Unsplash

O apps da Meta, como o WhatsApp e Instagram, e o Nubank estão entre os serviços que tiveram as maiores interrupções registradas na América Latina em 2024. O ranking foi divulgado nesta segunda-feira (2) em uma pesquisa feita pela Ookla Reasearch com dados do Downdetector coletados entre o primeiro e terceiro trimestre deste ano. 

O estudo teve o objetivo de identificar os casos de instabilidade mais agudos ao longo do ano. Na América Latina, a Ookla destacou cinco plataformas no ranking de maiores instabilidades entre o primeiro e terceiro trimestre de 2024:

  1. Facebook;
  2. WhatsApp;
  3. Instagram;
  4. Bait (operadora mexicana);
  5. Nubank.
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Procurados pelo Canaltech, a Meta e o Nubank não comentaram sobre o assunto até o momento da publicação. A matéria será atualizada caso as empresas se pronunciem sobre o ranking.

O Downdetector, vale lembrar, é uma plataforma colaborativa onde os usuários notificam falhas em aplicativos, sites e demais sistemas digitais. Os avisos podem ser enviados no caso de uma queda total das plataformas ou por problemas pontuais, como a dificuldade para acessar uma área específica de um app, falha no login para um grupo de pessoas, entre outras situações.

Meta em destaque

O ranking com as maiores interrupções da América Latina destaca o Facebook, que recebeu 845 mil reclamações em 5 de março de 2024. Na ocasião, a instabilidade também atingiu o Instagram, que recebeu 260 mil notificações sobre falhas no mesmo dia.

O WhatsApp vem em segundo lugar, com 420 mil notificações de falha em 3 de abril. Já o Nubank aparece na quinta colocação, com 74 mil queixas, durante um problema ocorrido em 25 de setembro.

A operadora mexicana Bait aparece no top 5 da América Latina com 99 mil registros. 

O Facebook também é o principal aplicativo com notificações de queda em outras partes do mundo, como Estados Unicos, Canadá, Europa e Ásia. Em apenas um dia, 5 de março, a rede social da Meta reuniu mais de 11,1 milhões de relatos de saída do ar no mundo todo.

Continua após a publicidade

Outros aplicativos da Meta, como WhatsApp e Instagram, também tiveram um grande número de relatos na Europa e Ásia.  

Maiores interrupções do mundo em 2024

Além do Facebook, WhatsApp e Instagram, também houve grande quantidade de relatos de interrupções em aplicações da CrowdStrike, empresa de tecnologia de segurança cibernética americana, durante o apagão cibernético. Também houve relatos sobre interrupções na companhia de telecomunicações americana, AT&T.

Outros registros inseriram a Verizon, empresa de telecomunicações dos Estados Unidos, assim como os sistemas de jogos online Playstation Network, Xbox Live e a plataforma de criação de jogos Roblox.

Continua após a publicidade

Leia mais:

VÍDEO: Afinal, o que foi o Apagão Cibernético?

Continua após a publicidade