Como descobrir se a PlayStation Network está fora do ar

Como descobrir se a PlayStation Network está fora do ar

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 18 de Maio de 2021 às 20h10
Sony

A PlayStation Network é o serviço online utilizado no PlayStation 3, PlayStation 4 e PlayStation 5. É através da conexão com essa rede que jogadores podem acessar conteúdos, baixar ou atualizar jogos, jogar online e adicionar novos amigos na plataforma. Portanto, caso o serviço passe por instabilidades ou fique fora do ar, isso pode interferir na experiência dos jogadores.

Em algumas situações, o problema pode estar relacionado ao próprio servidor da PlayStation Network, e não ao próprio console ou conexão à internet. Para isso, existem métodos para descobrir o status atual da rede, incluindo uma página criada pela própria PSN. Veja, a seguir, como descobrir se o serviço está fora do ar.

Como descobrir se a PlayStation Network está fora do ar

Verifique a conexão à internet

Teste sua conexão no console (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Se estiver no console, é recomendável testar a conexão com a internet para verificar se há algum problema de rede. O teste feito no PS4 ou PS5 verifica se o console consegue se conectar à internet e aos servidores da PlayStation Network. Caso note um problema com a própria PSN, é recomendável procurar pelo status do servidor. Para fazer o teste em seu console, vá em "Configurações" > "Rede" > "Testar conexão à Internet".

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Acesse o Status da PlayStation Network

Acompanhe o status de funcionamento de cada serviço (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O principal caminho para verificar se o serviço está fora do ar é através da página de Status da PlayStation Network. Nela, é possível visualizar se todos os serviços relacionados estão funcionando sem problemas, incluindo gerenciamento da conta, jogos, redes sociais, PlayStation Video e PlayStation Store. Se os itens não estiverem sinalizados com a cor verde, há alguma instabilidade no serviço respectivo.

Há um atalho para essa página nas configurações do console e do aplicativo para celulares do PlayStation (Android | iOS). Para abrir em seu navegador, clique aqui.

Use o Downdetector

Use o Downdetector para monitorar problemas (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O Downdetector é um site especializado em monitorar e reunir reclamações de usuários sobre a instabilidade de diversos serviços online, incluindo a PlayStation Network. Na página da PSN, é possível visualizar um gráfico com a frequência de reclamações, os tipos de problemas mais frequentes, comentários de usuários e acesso aos perfis oficiais do serviço em redes sociais. Além disso, você pode registrar a própria reclamação. Clique aqui para acessar.

Já passou por problemas com a PlayStation Network? Comente!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.