4 ótimos editores de texto para você escrever no celular

Por Felipe Freitas | 17 de Dezembro de 2020 às 17h20
freestocks/Unsplash

Escrever através de seu smartphone pode ser muito eficiente. Atualmente, existem diversos aplicativos que oferecem recursos que podem ser interessantes para melhorar a fluidez de seu trabalho.

Alguns aplicativos oferecem ferramentas completas de edição de texto, até mesmo para diferentes propostas caso você esteja escrevendo um projeto, ensaio, artigo ou matéria. Além disso, a principal tendência nesses aplicativos é a possibilidade de sincronização entre dispositivos.

Dessa forma, você pode continuar trabalhando na escrita de seus projetos de onde quer que você esteja, basta abrir o aplicativo em seu celular. Em nossa matéria, conheça os melhores aplicativos para editores de texto.

1. Google Docs

O Google Docs (Android | iOS | Web) a plataforma de edição de textos do Google, é uma ferramenta completa de criação, formatação e compartilhamento de documentos. A plataforma, pode ser uma ótima escolha para redigir seus textos em múltiplos dispositivos ou até mesmo com participação de outras pessoas.

Crie e compartilhe documentos utilizando o Google Docs - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Em seu aplicativo para celular, é possível ter acesso a diferentes ferramentas de edição como localizar e substituir palavras no texto, utilizar a verificação ortográfica, configurar a estrutura dos tópicos e até mesmo visualizar o layout de impressão.

Recursos de formatação e edição de texto do Google Docs - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Você pode baixar o Google Docs gratuitamente através da Google Play Store e App Store.

2. Pure Writer

Em Pure Writer (Android) a simplicidade é uma complexidade oculta. Com a proposta de ser um editor de texto minimalista, o aplicativo permite que você escreva seu conteúdo através de uma interface simples, porém, com muitos recursos disponíveis.

Escreva seus textos utilizando um editor de texto minimalista - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Entre as principais vantagens do aplicativo, é possível realizar uma formatação confortável utilizando as ferramentas como esboço e espaço entre margens. Além disso, Pure Writer também conta com seu serviço de assistente virtual, conhecido como “Time Machine” ou “Maquina do tempo” (em português).

Você pode utilizar o serviço de assistente virtual do Pure Writer - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Essa função, permite outras ações que podem ser interessantes para o usuário, basta selecionar os comandos desejados.

3. JotterPad

Já a proposta de JotterPad (Android | iOS | Web) é ser um editor de texto voltado para escritores criativos. O aplicativo, possuí uma interface simples e intuitiva, sem muitas distrações.

Escreva projetos sem distrações com o JotterPad - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Além disso, JotterPad possui diversas configurações de página possíveis, até mesmo para diferentes estilos de escrita. Dessa forma, o editor de texto pode ser uma ótima escolha para escrever diversos gêneros textuais como livros, romances, letras de música, poemas, ensaios, rascunhos e matérias.

Você pode selecionar diferentes configurações de página em JotterPad - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

A plataforma também conta com um sistema de sincronização interessante, possibilitando que seus usuários continuem escrevendo através de seus dispositivos. Você pode usar o JotterPad em sua versão mobile ou em sua versão Web.

4. Evernote

Com o Evernote (Android | iOS | Microsoft Store) você poderá capturar suas ideias a qualquer momento. O aplicativo, pode ser uma ótima escolha para escrever textos, anotações e rascunhos.

Evernote pode ser uma ótima escolha para começar seus projetos - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Entre as principais funções do Evernote, você pode usar a sincronização do aplicativo para ter acesso a suas notas onde quer que esteja, encontrar informações rapidamente com a ferramenta de pesquisa do aplicativo e até mesmo conectar a plataforma a outros aplicativos como Gmail, Outlook, Microsoft Teams, Slack e Google Drive.

Menu principal do Evernote - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Assim como os outros editores de texto já citados, o Evernote também permite que seus usuários se expressem com clareza com opções de formatação fáceis de usar.

Pronto! Agora que você conhece os melhores aplicativos para editores de texto, fica mais fácil de escolher qual plataforma utilizar durante a escrita de seus projetos

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.