Confira alternativas ao Office para editar arquivos .doc ou .docx

Por Ariane Velasco | 05 de Dezembro de 2019 às 23h15

Elaborar ou editar documentos ".doc" ou ".docx" pode ser uma tarefa bem difícil caso o Microsoft Office não esteja instalado em seu computador. No entanto, existem alternativas a esse editor de texto que podem substituí-lo de maneira muito eficaz. Confira, a seguir, algumas delas:

Editor de texto: Microsoft Word Online

O Office possui uma versão online com ferramentas muito semelhantes às do programa instalado. Uma boa opção de editor de texto é o Word Online, que pode ser usado gratuitamente através de seu navegador da Web.
Tudo o que você precisa para usar esse editor é de uma conta na Microsoft. Para isso, vá até o OneDrive e crie uma conta ou faça seu login. Feito isso, você poderá carregar seus arquivos .doc e .docx e editá-los.

Microsoft Word Online / Captura de tela: Ariane Velasco

Editor de texto: Google Docs

Outra ferramenta de edição muito útil é o Google Docs, que também pode ser acessado diretamente do navegador. Para usar o editor, é necessário ter uma conta no Google. Caso você já possua um email do Gmail, pode utilizá-lo em seu cadastro.

Para usar o Docs, clique neste link e realize seu login. Você terá acesso à página inicial da ferramenta e poderá começar a editar seus arquivos.

A ferramenta salva seus arquivos automaticamente sempre que existir acesso à Internet. Você também pode ativar a opção “Disponível Offline” para visualizá-los a qualquer momento, bem como fazer download deles em PDF, ODT, DOCX, RTF, TXT, HTML ou EPUB.

Google Docs / Captura de tela: Ariane Velasco

Editor de texto: WordPad

Outro editor de texto que pode ser usado como alternativa ao Office é o WordPad. Embora ele não tenha os mesmos recursos do Word, é possível usá-lo para editar documentos mais simples. A melhor parte é que ele já vem instalado em computadores Windows. Por isso, basta digitar seu nome na barra de pesquisas do computador para encontrá-lo.

WordPad / Captura de tela: Ariane Velasco

Editor de texto: LibreOffice

O LibreOffice é um software livre que pode ser uma opção muito interessante para substituir não somente o Word, mas também o PowerPoint e o Excel.

É possível fazer o download do programa gratuitamente e, em seguida, abrir qualquer documento .doc ou .docx na plataforma.

LibreOffice / Captura de tela: Ariane Velasco

Editor de texto: OpenOffice

Outro software livre que pode ser usado como alternativa ao Microsoft Office. Assim como o LibreOffice, ele pode ser baixado gratuitamente.

OpenOffice / Captura de tela: Ariane Velasco
Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.