Os melhores apps para transcrição de áudio

Os melhores apps para transcrição de áudio

Por André Lourenti Magalhães | 21 de Julho de 2020 às 21h00
Rawpixel/PxHere

A transcrição de áudio deixou de ser uma atividade longa e manual. Para facilitar o trabalho, existem diferentes aplicativos e ferramentas que realizam a conversão da fala para o texto com boa precisão, captando falas gravadas em tempo real ou arquivos de áudio.

Embora existam muitas empresas que trabalhem com serviços pagos de transcrição, há um bom acervo de alternativas gratuitas que podem agilizar os processos. O Canaltech separou algumas sugestões para computadores e dispositivos móveis. Confira abaixo!

1. Google Docs (Web)

Transforme a voz em texto diretamente pelo Google Docs (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Em sua versão para o Google Chrome, o editor de textos Google Docs oferece um recurso de digitação por voz. Usando um atalho rápido, acessa o microfone do computador e rapidamente transforma as falas em texto dentro da caixa de edição, facilitando para a formatação em seguida. Quer saber mais? Clique aqui para acessar o tutorial de como utilizar a ferramenta.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

2. Transcrição instantânea (Android)

Aplicativo chama a atenção pela interface funcional (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Alguns modelos de dispositivos com Android possuem um aplicativo nativo de transcrição, feito pela Google. O app, com acesso a mais de 70 idiomas diferentes, captura o áudio do microfone em tempo real, faz correções rápidas, permite que o texto seja salvo e ainda disponibiliza uma caixa para digitar respostas. Pode ser encontrado no caminho "Configurações" > "Acessibilidade" > "Melhorias de audição".

3. Teclados nativos (Android | iOS)

Gboard e Apple Keyboard apresentam digitação por voz (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Se estiver usando um dispositivo móvel, os teclados instalados já possuem suporte à digitação por voz. Gboard e Apple Keyboard, as duas opções mais populares nos sistemas operacionais móveis, possuem um ícone de microfone que, ao ser pressionado, habilita a captação e conversão do áudio. Para armazenar os arquivos em texto, utilize o recurso em um app de mensagens ou aplicativo de bloco de notas.

4. Transcribe Live (iOS)

Aplicativo é uma indicação para iOS (Foto: Divulgação)

O Transcribe Live é uma das principais opções de aplicativos de transcrição para iOS. Permite que diferentes vozes sejam reconhecidas e separadas, além de fazer uma marcação temporal do arquivo de áudio ou da gravação instantânea. Os primeiros quinze minutos de gravação são gratuitos. Depois, para continuar acessando os recursos do app, é necessário pagar pelos serviços.

5. Dictation.io (Web)

Transcreva e formate o texto em seguida (Foto: Reprodução/André Magalhães)

O Dictation.io usa o sistema de reconhecimento de voz da Google para realizar transcrições diretamente pelo navegador: basta apenas liberar o acesso ao microfone e começar a falar. A plataforma disponibiliza os resultados em texto em uma caixa de edição intuitiva, além de permitir diferentes comandos de voz para a formatação em tempo real. Os resultados podem ser copiados, salvos em PDF ou arquivos de texto e compartilhados em redes sociais e por e-mail.

6. oTranscribe (Web)

Selecione arquivos salvos ou do YouTube (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Se você possui um arquivo de áudio ou vídeo já armazenado e precisa da transcrição, o oTranscribe é a melhor opção. Funciona pelo navegador, com suporte a diversos idiomas, incluindo o português brasileiro. A ferramenta possibilita o upload de arquivos salvos no computador ou a inserção de um link do YouTube. Os resultados ficam disponibilizados em uma caixa de edição e podem ser exportados a qualquer momento.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.