7 aplicativos gratuitos para editar PDF no PC

Os arquivos PDF podem parecer relativamente novos, mas foram criados ainda em 1993. A ideia da Adobe foi criar um formato de arquivo que seja lido em qualquer dispositivo exatamente da mesma forma. Ou seja, se você abrir um documento PDF em um pequeno smartphone ou numa grande TV, sua formatação será idêntica. A própria extensão do arquivo já diz isso (PDF significa "Portable Document Format").

Mas como editá-los? Há excelentes concorrentes da Adobe por aí, mas trazendo preços bastante consideráveis. Por isso elaboramos uma lista com algumas opções gratuitas fáceis de encontrar, apontando seus diferenciais.

Nitro PDF Reader

O Nitro PDF Reader é, provavelmente, o mais conhecido da lista, o principal diferencial é trazer uma espécie de “identidade Office”, o que aumenta a sua intuitividade. Vem com recursos interessantes de comentários, marcações, assinaturas e traços manuais. Além disso, é bastante leve para o que oferece e vem com um mecanismo de proteção com senha. Basta habilitá-la e criar uma palavra passe e ter a certeza de que ele estará protegido.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

PDFCool Studio

Trazendo uma interface mais minimalista, mas não limitada em recursos, o PDFCool Studio pode ser uma alternativa interessante do Nitro PDF Reader. Além de trazer ferramentas interessantes e bem posicionadas, o PDFCool Studio também funciona como um conversor de formatos. Ele trabalha tanto com PDF quanto DOC, HTML, TXT e XLS, convertendo de um formato para outro.

PDFRider

Está em busca de uma opção mais simples e intuitiva para edições rápidas? Então o PDFRider é uma excelente alternativa. Tem algumas opções simples de edição e comentários, não sendo tão espartano quanto um Sumatra PDF, e ajuda bastante para trabalhos mais simples.

PDF-XChange Viewer

Trazendo recursos semelhantes aos oferecidos pelo Nitro PDF Reader, o PDF-XChange Viewer tem uma interface ainda mais simples, além de ser mais leve. Possui tanto versões que exigem instalação quanto portáteis (basta executá-lo sem instalação), ambas gratuitas. Os recursos são basicamente os mesmos nas duas, sendo uma questão de preferência.

PDF Buddy

Precisa editar um documento de forma rápida e não pode baixar um editor, mesmo que não exija instalação? O PDF Buddy é uma excelente solução, funcionando na nuvem. Ou seja, basta rodá-lo no próprio navegador e fazer edições rápidas. Ele não é tão completo quanto os outros dois, mas certamente quebra o galho em emergências.

PDFescape

Há também uma versão desktop

Ainda falando de editores PDF na nuvem, o PDFescape também merece sua posição na lista. Ele é um pouco mais completo do que o PDF Buddy em relação aos recursos, além de trazer um diferencial importante: é capaz tanto de editar documentos da sua máquina, o PDFescape abre documentos da própria internet. Ou seja, em vez de baixar um arquivo de algum site, basta lê-lo ou editá-lo sem precisar fazer nenhum download.

AbleWord

Além de um editor de PDFs, o AbleWord é um editor de textos como o Microsoft Word ou o LibreOffice Writer (está mais para o AbiWord, para falar a verdade, especialmente em termos visuais). É um freeware bastante simples, sendo uma espécie de “quebra-galho” em ambos os casos, não exportando com qualidade tão grande quanto os primeiros da lista.

Menções honrosas: Inkscape e Illustrator

Ainda que não sejam projetados com esse foco em mente, é possível editar PDFs em editores vetoriais, caso do Inkscape (gratuito) ou o Illustrator (que é pago). Dependendo do seu domínio em cada um deles é possível fazer edições excelentes com cada.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.