Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Internet Explorer 11 começa a ser aposentado no Windows 10

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Fevereiro de 2023 às 08h00

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

Chegou o dia da aposentadoria definitiva do Internet Explorer no Windows 10. Nesta terça-feira (14), a Microsoft lança uma atualização que desabilita o Internet Explorer 11 (IE 11), versão mais recente do navegador, em certas versões do sistema operacional.

O fim do Internet Explorer acontece por atualização no Microsoft Edge, sucessor espiritual do clássico navegador, em vez de ser um update do sistema. Dessa forma, usuários não precisam baixar um pacote adicional do Windows 10, processo que tende a exigir mais tempo do usuário, e só permitir que o Edge atualize para a versão mais recente.

Uma vez que a aposentadoria do Internet Explorer foi anunciada há meses, administradores de TI já devem ter configurado computadores corporativos para não utilizarem o programa como solução padrão para abrir links e arquivos. Portanto, se tudo estiver nos conformes, a migração acontecerá sem obsetáculos.

Continua após a publicidade

Mais uma pá de cal

A aposentadoria do Internet Explorer acontece vagarosamente há anos. O processo de desativação do programa correu de forma lenta principalmente para permitir uma migração pouco tumultuada e nociva para usuários que dependem do programa, como administradores de TI que lidam com softwares muito antigos.

Porém, já não há motivos para usar o clássico navegador (além da nostalgia). Ele já não consegue lidar com páginas modernas há anos e não recebe atualizações há bastante tempo, sendo um alvo potencial para vírus. Além disso, o modo de compatibilidade do Microsoft Edge consegue lidar com páginas construídas para o antigo programa (pelo menos, em boa parte).

Um pouco vivo

Continua após a publicidade

O fim do IE11 no Windows 10 é mais um passo, mas ainda não é o fim definitivo do programa. A Microsoft ainda manterá o suporte ativo em certas versões do Windows, como Windows 7 ESU, Windows 8.1, Windows 10 LTSC e Server.