Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft prepara mais um prego no interminável caixão do Internet Explorer

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Julho de 2021 às 17h29

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

Os aplicativos da suíte Microsoft 365 (antigo Office 365) não serão mais compatíveis com o navegador Internet Explorer a partir de 17 de agosto de 2021. Segundo a companhia, quem continuar insistindo no IE 11 a partir desta data terá uma experiência bastante ruim, possivelmente com bugs e outras falhas, como a falta de conexão aos serviços.

Esse anúncio é parte dos planos da gigante do software para exterminar de vez o uso do Internet Explorer, o antigo navegador da companhia. A expectativa é que cada vez mais apps e serviços da empresa percam a compatibilidade com o programa, cujo fim está programado para 15 de junho de 2022.

Continua após a publicidade

Para convencer o usuário a interromper o uso do IE, a Microsoft fez uma lista do que pode ocorrer se alguém tentar abrir seus apps no navegador a partir da data final:

  • Outlook Web App: os usuários que fizerem login com contas AAD ainda receberão a experiência completa mas não contarão novos recursos a partir de 17 de agosto de 2021. Já para quem fizer login com contas Microsoft (MSA), serão redirecionados para a experiência do Outlook Light.
  • Abrir com Explorer/Exibir no File Explorer (SharePoint): algumas pessoas usam a opção “Abrir com Explorer” e “Exibir no Gerenciador de Arquivos” (acessível apenas no IE11) para acessar bibliotecas de documentos. Para evitar interrupções, elas poderão usar tais recursos quando acessarem uma biblioteca de documentos no IE11, mas eles rodarão em modo de manutenção e não vão receber atualizações futuras.
  • Para quem quer sincronizar arquivos para o OneDrive, a Microsoft recomenda o uso do Edge, pois ele deve agilizar as transferências. Isso também é válido para quem usa o SharePoint como plataforma de compartilhamento.

Os demais aplicativos vão ganhar mais novidades constantes, as quais não serão incompatíveis com o IE. Assim sendo, a experiência deve ficar cada vez mais prejudicada a ponto de inviabilizar completamente o uso da suíte de apps pelo problemático navegador. Essa será uma mudança gradual para não ter um impacto tão severo, mas ela deve ser sentida com mais intensidade com o passar do tempo.

O fato é que as empresas e os consumidores terão que migrar para soluções mais modernas se quiserem continuar a usar os aplicativos e serviços do Microsoft 365. E sobre isso não há o que reclamar, afinal a companhia está com um processo gradual de finalização do suporte ao seu moribundo Internet Explorer.

Continua após a publicidade

Fonte: Microsoft