Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Atualização do Microsoft Edge vai matar o Internet Explorer em fevereiro

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Dezembro de 2022 às 11h16

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

Recentemente, a Microsoft reforçou que o Internet Explorer 11 vai ser desabilitado de forma definitiva em computadores com Windows 10. Respeitando o cronograma anunciado anteriormente, a companhia dará mais um passo no processo de aposentadoria do clássico navegador em fevereiro.

Já faz tempo que a companhia trabalha na aposentadoria do Internet Explorer — e a empresa trata o assunto de forma bem delicada, talvez para não desagradar consumidores. Em junho deste ano, o programa teve o suporte encerrado oficialmente e que, com o passar do tempo, ele seria desabilitado na máquina por meio de atualização no Windows Update.

Continua após a publicidade

“O aplicativo de desktop Internet Explorer 11 (IE11) sem suporte está programado para ser desativado permanentemente em certas versões de dispositivos Windows 10 em 14 de fevereiro de 2023 por meio de uma atualização do Microsoft Edge, e não uma atualização do Windows conforme comunicado anteriormente”, anunciou a Microsoft.

A diferença, porém, é que o navegador vai ser desativado por uma atualização do seu sucessor, o Microsoft Edge, e não um update de sistema, como estava previsto. A diferença no processo não deve interferir em nada no resultado.

As recomendações corporativas para o fim do Internet Explorer permanecem as mesmas: administradores de TI devem desconfigurar referências ao navegador e migrar para o Microsoft Edge (se necessário, no modo de compatibilidade), e adaptar os programas para interagir com o programa mais recente.

Aposentadoria lenta

Continua após a publicidade

O Internet Explorer está há um bom tempo no processo de desativação. Há anos, a Microsoft está em processo de substituição do navegador pelo sucessor, com mudanças sutis para tentar readaptar o usuário, ou com avisos mais incisivos, como o anúncio do fim do suporte.

Em 2020, por exemplo, o Internet Explorer começou a abrir o Microsoft Edge automaticamente ao acessar sites incompatíveis com sua estrutura arcaica. Na lista, estavam incluídos domínios de serviços como Facebook, Instagram, Drive, Twitter e até o Teams, da própria empresa.

Internet Explorer ainda vai viver (para alguns)

Esse passo da Microsoft em abandonar o IE11, porém, não vai ser o último: a empresa ainda manterá o suporte do programa ativo em certas versões do sistema operacional, como Windows 7 ESU, Windows 8.1 e Windows 10 LTSC e Server. A atenção ao programa será mantida até o suporte para esses SOs for encerrado.