Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

IA do Edge vai ajudar você a escrever textos pelo navegador

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Setembro de 2023 às 12h02

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

A Microsoft vai implementar mais um recurso de inteligência artificial ao navegador Edge, utilizando o Bing Chat em uma opção de reescrever textos diretamente nos sites acessados. A tecnologia baseada no ChatGPT permitirá que os usuários alterem a abordagem, tamanho e formato do que é digitado, com o recurso também dando sugestões sobre respostas em e-mails ou publicações em redes sociais, por exemplo.

A novidade que vem sendo testada pelos usuários das versões Beta do navegador funciona como uma extensão de um recurso já existente. A reescrita de textos está disponível na barra lateral do Edge, que também concentra diferentes opções baseadas em inteligência artificial, mas agora deve começar a aparecer também em um menu de contexto ou a partir de comandos do teclado.

Continua após a publicidade
"Acabei de descobrir esta nova opção para reescrever texto com a IA do Bing no Edge."

IA escritora no Edge

Basta selecionar o texto desejado e ativar a funcionalidade para que o Bing Chat entre em ação. Nos ajustes, estão disponíveis opções relacionadas ao tom da fala, que pode variar entre casual e profissional, por exemplo, bem como mudanças de formato e tamanho da escrita. Depois, basta pressionar um botão para que a IA finalize o trabalho e entregue a sugestão, cuja substituição pode ser feita diretamente na janela do site acessado.

Como normalmente acontece, a versão preliminar está sendo experimentada com os falantes da língua inglesa. Os usuários da versão de testes Canary do Edge precisam ativar o recurso nas configurações do navegador em duas opções, relacionadas à composição de textos por inteligência artificial e assistências de escrita a partir da tecnologia.

A Microsoft não disse quando a novidade estará disponível a todos os usuários do Edge, se é que isso efetivamente vai acontecer. Como dito, a funcionalidade se encontra em fase de testes e pode ou não ser liberada no futuro, de acordo com o andamento dos desenvolvimentos. Levando em conta o investimento cada vez maior da gigante em recursos de IA, entretanto, dá para esperar que ela veja a luz do dia em algum momento.