GSuite vira Google Workspace e ganha novo visual e mais integração entre apps
Por Rubens Eishima | 06 de Outubro de 2020 às 14h31
O Google anunciou nesta terça-feira (6) que o GSuite agora se chama Google Workspace. O serviço mantém a assinatura de ferramentas como o Gmail, Agenda, Drive, Meet, Documentos, Planilhas e Apresentações, mas com a promessa de mais formas de integração entre os diferentes apps, incluindo a nova identidadevisual revelada pela empresa.
- Novo layout do Gmail vaza e indica maior integração com Docs e Meet
- Pacote G Suite do Google ultrapassa os 2 bilhões de usuários
O anúncio é mais um passo da empresa em sua estratégia de reunir cada vez mais seus diferentes serviços em um só lugar, que passou ainda pela integração no Gmail de apps como o Tarefas e o Meet.
O lançamento do Workspace acompanha a nova experiência de uso anunciada em julho, que integra nas contas profissionais pagas do serviço as diferentes ferramentas incluídas na assinatura, com a promessa de mais recursos nas próximas semanas.
Um dos exemplos citados pelo Google é o de um bate-papo entre colegas de trabalho — em uma tela semelhante ao Slack, mas dentro da página do Gmail — no qual um dos participantes propõe um documento compartilhado, criado por uma colega e editado colaborativamente, tudo sem sair da tela do webmail.
Outro exemplo mostra como uma apresentação é citada em um documento de texto. Ao clicar no link para os slides, o Google Documentos exibe uma prévia em miniatura sem sair da página, permitindo consultar o arquivo antes de abri-lo em outra aba. Um recurso semelhante já está disponível para perfis profissionais, que passam a exibir um dados de contato.
Um terceiro caso adiciona uma janela de videoconferência durante a edição colaborativa de documentos, planilhas e apresentações, semelhante ao que seria reunir o Skype nos programas do pacote Office 365.
Com o reposicionamento do GSuite, o Google tenta se estabelecer como uma alternativa viável à assinatura Microsoft 365, responsável por boa parte do faturamento da rival.
Novos planos
O lançamento do Google Workspace modificou também a estrutura de planos oferecidos pelo antigo GSuite. Agora, as empresas têm a opção de um novo plano “Business Plus”, que expande, entre outras coisas, o limite de participantes em videoconferências para 250 (contra 150 do plano padrão), o espaço para armazenamento para 5 TB por usuário (contra 2 TB do Business e 1 TB dos antigos planos) e inclui mais controles de gerenciamento e segurança.
Nova identidade visual
A mudança não se aplicou apenas ao nome do pacote, e pode ser vista também nos novos ícones apresentados pela empresa. Além do Gmail, serviços como o Google Agenda, Drive, Meet, Documentos, Planilhas e Apresentações também ganharam novos logotipos, todos usando as cores amarelo, azul, verde e vermelho do logo do Google.
Fonte: Google