Novo Gmail integrado a Meet e Agenda é oficializado, mas só para empresas
Por Wagner Wakka |
O Google apresentou o novo design do G Suite que une todas as ferramentas de trabalho em apenas uma plataforma tanto no app quanto na web. A repaginação do programa já havia sido vazada no Twitter, sendo que a expectativa era de que o Google apresentasse a novidade no evento Cloud Next ‘20, mas a empresa parece ter antecipado o lançamento.
- Novo layout do Gmail vaza e indica maior integração com Docs e Meet
- Aleluia! Outlook para web ganha integração com o Google Calendar
- Guia completo: como usar o Gmail
A nova plataforma reúne ferramentas de e-mail, mensagem, chamadas, e-mails, agenda e tarefas, integrando plataformas como Meet, Gmail e Agenda em apenas um programa.
Em vídeo explicativo, a empresa deixa a impressão de que ouviu a comunidade sobre necessidades de organizar trabalhos e reuniões de casa, devido à pandemia.
A principal novidade em relação a isso são os Rooms. De forma semelhante ao Slack, é possível separar grupos de acordo com projetos distintos, com chat, tarefas e arquivos organizados. Ainda, um organizador pode acompanhar e gerenciar o trabalho de todos os outros participantes do projeto.
Também de forma semelhante ao Slack, o G Suite agora conta com mecanismos de “não perturbe”. A ferramenta pode ser acionada manualmente, caso sejam necessários momentos sem interrupções, mas também avisa outros participantes de um mesmo grupo caso você esteja em uma reunião pelo Meet.
O app mobile também se integra com a versão para desktops e web do serviço. O Gmail como ponto central dessa nova experiência corporativa do Google está disponível apenas para assinantes do G Suite e não há informação de quando (nem se) a mesma integração será disponibilizada para todos os usuários do serviço de e-mail.