Publicidade

Google quer que seus apps soem "mais nativos" no iOS

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Outubro de 2021 às 16h38

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

Depois de widgets exclusivos, agora é a vez de os aplicativos do Google serem retrabalhados para embarcar no iOS. Chefe de engenharia da equipe de desenvolvimento de apps para dispositivos Apple, Jeff Verkoeyen revelou no Twitter que a gigante finalmente foca em aparar as pontas soltas no design de aplicativos e, provavelmente, deve os deixar mais parecidos com o sistema da Maçã em dispositivos da marca.

Verkoeyen e sua equipe têm uma delicada missão no desenvolvimento de aplicativos do Google: eles servem como uma ponte entre a visão do Google e da Apple em interface, atuando entre as duas companhias ao adaptar os apps da Gigante das Pesquisas para iGadgets. O executivo conta que, até então, a ordem era entregar uma experiência única em aplicativos independentemente da plataforma, ou seja, o design de programas para iOS deveria ser igual ao de Android — e isso dava muito trabalho.

Continua após a publicidade

O apego ao design da casa mesmo nas versões para dispositivos Apple recebe críticas de usuários de apps Google em iPhones e iPads por abraçar as convenções de sistemas da Maçã. A experiência de ter um aplicativo da Gigante das Pesquisas num iGadget seria ruim e estranha, conforme a opinião desse público.

Contudo, segundo Verkoeyen, a abordagem mudou e os resultados já estão a mostra. No início deste ano, o desenvolvimento de apps para dispositivos Apple mudou de direção e passou a abraçar mais os elementos presentes no design da Maçã, em vez de focar em levar uma experiência unificada para todos os dispositivos.

Continua após a publicidade

Widgets são a prova da evolução

Para a equipe, isso significa abrir mão de implementar fortes requintes de Google na interface de aplicativos por simples modificações discretas, menos invasivas em design. De acordo com o executivo, os widgets mais recentes são uma prova desse novo foco, e a demora para finalmente atualizá-los no Android mostraria a diferença entre a atenção das equipes de desenvolvimento.

Continua após a publicidade

Com a otimização, menos tempo é usado para implementar elementos personalizados em interface, já que boa parte é puxada direto de frameworks da Apple. Em troca, a equipe voltará esforços para evoluir a interface em pontos menos banais, voltados para a construção de uma experiência melhor.

Ainda que com uma aparência mais “nativa”, o Google não renunciaria a sua identidade visual no sistema da Apple — e, por isso, ainda resta saber como o Material You irá se manifestar nos aplicativos construídos para iGadgets. Provavelmente, as Cores Dinâmicas não devem fazer parte do conjunto, mas até onde a empresa iria ao assumir a identidade sugerida pela Apple? Só vai dar para entender a nova visão ao longo de meses e anos.

Fonte: 9to5Google, Jeff Verkoeyen