Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Aplicativos Google ganham atualização para rodar sem problemas no iOS 15

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Setembro de 2021 às 10h15

Link copiado!

Reprodução/Apple
Reprodução/Apple

Com a chegada oficial do iOS 15 nesta segunda-feira (20), o Google começou a anunciar atualizações de seus aplicativos para deixá-los alinhados aos novos recursos liberados para iPhone e iPad. A ideia é que os programas extraiam o máximo das novidades e ofereçam suporte a novidades com o modo foco do sistema rival do Android.

A primeira mudança foi justamente em um dos recursos mais esperados pelos fãs da Maçã: o modo foco permite configurar quais aplicativos podem enviar alertas durante um horário definido. Os apps do Google poderão contar com esse recurso para impedir que notificações do Meet ou conversas do Chat, por exemplo, cheguem no seu celular fora do horário de expediente.

Continua após a publicidade

As notificações não serão suspensas em aplicativos considerados fundamentais, como durante um trajeto no Google Maps, em alertas de atividades programadas no Google Tarefas ou caso algum estranho chegue na sua porta com o Google Home. Esses lembretes úteis e oportunos serão mantidos independentemente de estarem desabilitados, porque são fundamentais.

Tudo o que não for urgente ou não exigir ação imediata da pessoa serão direcionados para a Central de Notificações do aparelho, a qual poderá ser acessada em momento oportuno.

Os aplicativos do Workspace começaram a ter suporte ao modo foco a partir das próximas semanas, com liberação gradual para os usuários.

Widgets para iPad

Continua após a publicidade

O iPad foi neglicenciado pelos desenvolvedores por muitos anos, mas agora o tablet está no centro das atenções. Prova disso são os novos widgets que o Google pretende direcionar ao dispositivo para ofertar versões maiores e compatíveis com as telas grandes.

O Google Fotos e o YouTube Music são dois exemplos de novos widgets recriados especialmente para a tela inicial do iPad, inclusive com suporte ao modo multitarefa, uma das adições mais celebradas por proprietários do aparelho.

Integração com o iOS

Continua após a publicidade

Google e Apple rivalizam no campo dos sistemas operacionais e também nos aplicativos utilitários, mas a gigante das buscas não deixa na mão seus fãs, mesmo se eles optam por dispositivos com iOS em vez do Android. É por isso que a companhia vai acrescentar o suporte integrado dos serviços do iPhone/iPad: a partir de hoje, ao pesquisar por uma música nos Destaques (Spotlight), o usuário poderá escolher reproduzi-la diretamente no YouTube Music.

A ideia é que essa integração seja aplicada também a vídeos e arquivos compatíveis com as aplicações ou serviços da criadora do Android. Nem tudo, é claro, será possível, afinal a Apple costuma ser bastante restrita quando o assunto é customização do seu sistema, porém trata-se de uma boa notícia para quem gosta das soluções da rival.

Para acessar aos novos recursos, é preciso executar o novo iOS 15 e baixar as versões mais recentes dos aplicativos do Google diretamente da App Store.

Continua após a publicidade

Fonte: Google