Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

YouTube Music ganha IA para gerar capa de playlist

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Novembro de 2023 às 18h23

Link copiado!

Divulgação/Google. Montagem: Canaltech
Divulgação/Google. Montagem: Canaltech
Tudo sobre YouTube

O YouTube Music começou a liberar para o público uma nova ferramenta de IA generativa para a criação de capas personalizadas para playlists. A novidade permite que as pessoas criem artes para ilustrar suas coleções a partir de uma descrição em texto. O recurso funciona como outras aplicações de IA para gerar imagens a partir de prompt de comando e oferece 33 categorias pré-definidas para facilitar o processo criativo.

O Google anunciou a ferramenta no final de outubro com distribuição inicial para o público dos Estados Unidos e com acesso apenas no idioma inglês. A Big Tech informou que outros países e idiomas serão adicionados em breve, mas não definiu um cronograma de lançamento. O Canaltech atualizou o aplicativo para Android e iOS no momento da publicação desta matéria e ainda não teve acesso à ferramenta.

IA para gerar capas

Continua após a publicidade

De acordo com o blog oficial do YouTube, “a experiência guiada permite que os usuários explorem sem esforço uma variedade de temas visuais e opções para criar capas exclusivas que expressam a singularidade de suas playlists pessoais.”

A IA para gerar capas aparece como uma opção de personalização após criar uma playlist no aplicativo. A ferramenta relaciona 33 categorias — como animais, paisagem e fantasia — e apresenta um campo para a descrição da imagem desejada.

A demonstração do blog da companhia indica que as pessoas podem navegar por uma variedade de prompts pré-definidos e alterar partes das descrições dentro das categorias. O resultado pode ser visualizado imediatamente na tela do aplicativo e aplicado na playlist.

No entanto, as artes criadas com a IA só poderão ser vistas por pessoas com acesso à playlist e não há a possibilidade de exportar as imagens para compartilhar com outras pessoas ou utilizar em outros apps.

Testes com IA no YouTube

A IA para gerar capa de playlist no YouTube Music acompanha outras iniciativas da companhia com aplicação de inteligência artificial. Na versão do app para aparelhos Pixel, há uma ferramenta generativa para criar papéis de parede.

Já a plataforma de vídeos, em parceria com o Google DeepMind, começou a testar uma IA para gerar músicas que “clonam” o estilo de artistas famosos e prepara uma aplicação capaz de produzir sons de instrumentos a partir de exemplos de melodia cantarolada.

Continua após a publicidade

Essas novidades também estão limitadas para o público norte-americano por enquanto.