Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google explica como o Chrome 91 estaria até 23% mais rápido que antecessor

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Maio de 2021 às 11h15

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google
Tudo sobre Google

Esta semana, o Google liberou mais uma atualização do Chrome. Além das novidades introduzidas na versão 91 do navegador, a gigante afirma que ele está 23% mais rápido que a compilação anterior — e finalmente explicou o porquê.

Segundo uma publicação destinada a desenvolvedores no blog do Chromium, o Chrome 91 “está 23% mais rápido com o lançamento do novo compilador Sparkplug e o short builtin calls” no motor V8, responsável pelo carregamento de páginas e processamento de código no browser. Em termos gerais, o compilador Sparkplug aprimora a execução de código para poupar tempo de processamento de CPU, enquanto o short builtin calls otimiza o gerenciamento de memória na chamada de funções.

No uso cotidiano, mal deve dar para notar alguma diferença em desempenho. A atualização pode ajudar no processamento de páginas web carregadas com conteúdo em JavaScript em computadores mais antigos, mas não será uma mudança da água para o vinho.

Continua após a publicidade

O Sparkplug passou a ser um dos compiladores destinado ao processamento de tarefas em JavaScript dentro do Chrome, encaixado no app para "antecipar" o processamento de tarefas antes delas serem solicitadas pela aplicação. Na prática, é como se preparasse terreno para executar algumas tarefas enquanto elas ainda estão sendo determinadas.

Função otimizada na memória

Do outro lado, a chamada de funções otimizada na memória evita que funções e rotinas sejam acionadas sem a solicitação do próprio código. O motor do Chrome aloca parte do código em execução na memória de trabalho e, eventualmente, esses valores acionavam suas próprias rotinas — ação que gerava erros em mecanismos de otimização de alguns processadores.

Com a atualização, funções integradas serão alocadas na mesma região da memória em que está o código gerado pela aplicação. Tal ajuste também pode ser de grande ajuda para melhorar a performance do navegador no Apple M1 que equipa os computadores da Maçã.

Continua após a publicidade

Se você é desenvolvedor e tem o inglês afiado, vale conferir a documentação oficial dos recursos e, obviamente, a publicação oficial do Google. As novidades relacionadas ao compilador Sparkplug e o Short builtin calls podem ser conferidas no site oficial do V8.

O que há de novo no Chrome 91?

Dentre as várias novidades que foram introduzidas na atualização deste mês, uma das mais interessantes foi a renovação do leitor de RSS semelhante ao Google Reader. Outro recurso que chamou a atenção foi o carregamento de páginas web em formato para desktop habilitado por padrão em tablets.

A atualização é automática, mas é possível dar uma forcinha ao navegador para acelerar o processo. Basta acessar o menu de sobreposição, do canto superior direito, e ir em Ajuda > Sobre o Google Chrome. A partir daí, o browser deve procurar por atualizações disponíveis e, se encontrar alguma, fará o download e solicitará a reinicialização para aplicar todas as mudanças.

Continua após a publicidade

Fonte: Google