Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Assistente ganha modo de pesquisa anônima ideal para convidados

Por| 15 de Janeiro de 2021 às 10h25

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech
Tudo sobre Google

Prometido desde outubro de 2020, o recurso Guest Mode (Modo de convidado, em tradução livre) para o Google Assistente finalmente foi lançado. A novidade tem funcionamento semelhante à aba anônima no Chrome, ou seja, quando ativada, suas interações com a assistente virtual não são coletadas. A função chega primeiro no idioma inglês, mas a empresa promete suporte para outras línguas "nos próximos meses".

Segundo o Google, no modo convidado ainda será possível desfrutar de diversos recursos do Google Assistente, como fazer uma série de perguntas, controlar outros dispositivos inteligentes domésticos, acionar alarmes ou abrir um reprodutor de músicas. No entanto, respostas que informam dados pessoais dos usuários, como calendários ou contatos, não serão fornecidas até que a função seja desativada.

"O Modo Convidado é mais uma maneira fácil de controlar sua privacidade em alto-falantes ou displays inteligentes, como Nest Audio e Nest Hub Max", informou a Gigante das Buscas em comunicado.

Continua após a publicidade

Para ativar a funcionalidade, é só dizer "Ok Google, ative o Modo Convidado" para o assistente deixar de registrar suas ações. A empresa também afirma que o usuário pode verificar quando quiser se está no modo anônimo, basta perguntar "Ok Google, o Modo Convidado está ativado?".

Mais privacidade

Essa é mais uma das medidas do Google para manter a privacidade dos usuários durante o uso de seus serviços, já que no último ano a empresa foi processada por supostamente rastrear usuários sem permissão.

Continua após a publicidade

Em junho de 2020, por exemplo, a companhia foi acusada de coletar dados dos consumidores por meio do Modo anônimo do Chrome. Já em julho, o processo se deu pelo suposto rastreamento de atividades na internet, mesmo depois de os usuários desativarem o rastreamento nas configurações da Conta Google.

Em 2019, o Google já havia sido acusado de armazenar áudios sem o conhecimento dos usuários, tanto é que recentemente a empresa anunciou que a opção que permite a coleta de dados de voz dos clientes ficaria desativada por padrão.

O Modo Convidado já está disponível para usuários de alto-falantes e displays inteligentes da linha Google Nest, inicialmente no idioma inglês. "Nós traremos a novidade para mais idiomas e dispositivos nos próximos meses", informou o Google.

Fonte: Google