Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sem as mãos: Google Assistente agora controla diversos aplicativos no Android

Por| 09 de Outubro de 2020 às 08h31

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google

O comando “Ei, Google!” agora está ainda mais versátil: a gigante das buscas anunciou que sua assistente virtual agora pode controlar aplicativos instalados no celular — desde que usem o sistema Android, claro. A novidade já está liberada em alguns apps compatíveis e permite, por exemplo, ir direto a um perfil em rede social com um comando do tipo: “Ei, Google, abra Selena Gomez no Snapchat”. Só tem um porém: a novidade está disponível apenas em inglês no momento.

Os recursos compatíveis variam conforme o aplicativo, mas será possível, por exemplo, abrir uma lista de músicas no Spotify com um comando "Ei, Google, tocar descobertas da semana no Spotify", quando a opção for oferecida também em português.

A novidade chega poucos dias após a Amazon revelar uma ferramenta semelhante para a assistente virtual Alexa, que permitirá controlar aplicativos não só no sistema Android, como também no iOS.

Continua após a publicidade

O Google listou outros exemplos de recursos que podem ser acionados com comandos de voz, incluindo fazer publicações em redes sociais, encomendar comida a domicílio, chamar um carro de serviço de caronas e até amarrar os cadarços dos tênis Nike Adapt.

Para facilitar ainda mais o uso da ferramenta, o usuário poderá definir frases de atalho para substituir comandos como o citado do Snapchat para algo como “Ei, Google, snap Selena”.

A empresa não definiu um cronograma de lançamento da funcionalidade para outros idiomas. Até o momento, lista de apps compatíveis tem um predomínio de serviços disponíveis apenas nos países de língua inglesa, especialmente os Estados Unidos — Discord, Etsy, eBay, Kroger, Mint, MyFitnessPal, Nike Adapt, Nike Run Club, Postmates, Snapchat, Spotify, Twitter, Walmart e Wayfair.

Continua após a publicidade

Fonte: Google