Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Firefox 95 é lançado com melhoria de desempenho e reforço na segurança

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Dezembro de 2021 às 15h20

Link copiado!

Mozilla/Divulgação
Mozilla/Divulgação
Tudo sobre Mozilla

O Firefox foi atualizado para a versão 95 nesta terça-feira (7). A compilação introduz melhorias menores em termos de usabilidade, enquanto reforça a segurança do navegador contra ameaças de bibliotecas externas e fica mais leve no programa para macOS.

Uma das principais novidades do Firefox 95 é a introdução do RLBox, um mecanismo de proteção integrado que blinda o navegador de vulnerabilidades externas vindas de bibliotecas. O mecanismo usa o padrão WebAssembly para isolar códigos problemáticos e, assim, evitar que falhas contidas nele impactem a integridade do programa.

Continua após a publicidade

Esse mecanismo reforça o já presente isolamento de processos do Firefox, contornando tentativas mais robustas de roubo de dados pela web. A tecnologia coloca mais uma camada de proteção no processamento de dados, “limpando” ferramentas de invasão poderosa.

Firefox mais leve no macOS

Em segundo lugar, é o fato do Firefox 95 ser mais leve que as versões anteriores. Essa melhoria deve ser resultado da otimização de processos internos do navegador, aprimorando o desempenho no macOS e WindowServer, um componente do sistema da Apple.

Nesse mesmo sentido, também houve aprimoramentos para o sistema de decodificação de vídeos via software. Vídeos carregados no navegador e rodados em tela cheia agora devem consumir menos bateria em dispositivos com macOS, coisa que aumenta autonomia da bateria para assistir a filmes e séries da Netflix e da Amazon Prime Video, por exemplo.

Continua após a publicidade

Download via Microsoft Store

O Firefox pode ser baixado no Windows 11 e no Windows 10 via Microsoft Store — agora oficialmente. A atualização firma a distribuição pela loja de aplicativos do sistema operacional da MS, facilitando significativamente a adesão do navegador.

A presença do programa na loja foi vista pela primeira vez em novembro. Estrear na MS Store não resultará em efeitos imediatos sobre a popularidade do navegador, mas, a longo prazo, pode ajudar o Firefox a acelerar na corrida pela posição de terceiro navegador mais popular do mundo.

Continua após a publicidade

Como baixar o Firefox 95?

A atualização, como sempre, é distribuída gradativamente entre usuários. O Navegador da Raposa deve aparecer com a versão nova no seu computador assim que estiver disponível para baixar, mas, se você quiser acelerar o processo, uma instalação limpa do programa pode colocar a versão nova já no seu PC — baixe o Firefox no site da Mozilla.

Fonte: Mozilla