Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Firefox tem uma má notícia para quem ainda usa o gerenciador de senhas Lockwise

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Novembro de 2021 às 09h22

Link copiado!

Reprodução/Mozilla
Reprodução/Mozilla
Tudo sobre Mozilla

A Mozilla anunciou que vai interromper o suporte ao seu aplicativo gerenciador de senhas Firefox Lockwise a partir do dia 13 de dezembro de 2021. Segundo a organização, as versões finais serão a 1.8.1 (iOS) e a 4.0.3 (Android) e serão removidas permanentemente das lojas de apps, o que impossibilitará o download por novos usuários ou a reinstalação.

O programa foi criado em 2018, ainda sob o nome Lockbox, como uma maneira fácil de monitorar senhas salvas e possibilitar o autopreenchimento de logins para usuários do Firefox em dispositivos Android, iOS e desktop. Após um relativo sucesso inicial, acabou adaptado para ser uma extensão do navegador bastante promissora.

Continua após a publicidade

Para os órfãos do app, os desenvolvedores recomendam o uso do gerenciador de senhas nativo do Firefox, disponível tanto para desktops quanto para dispositivos móveis, lançado somente em outubro deste ano. O Firefox para iOS ainda não tem essa capacidade nativa, mas a fala da Mozilla dá a entender que terá até a extinção do Lockwise.

A promessa é integrar também alguns recursos diretamente do gerenciador externo para o Firefox, como forma de tornar a experiência mais completa. Essa remoção não é uma surpresa, porque não fazia sentido manter um app que faz exatamente a mesma coisa do seu navegador.

A organização já adotou a mesma postura em situações semelhantes no passado, como no desmembramento da plataforma de e-mail Thunderbird e a descontinuação do Firefox Send, solução para envio de arquivos criptografados — que foi inclusive revivida há poucos meses por outra empresa.

Fonte: Mozilla