Publicidade

Firefox 109 adiciona suporte ao controverso Manifest V3 e botão de extensões

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Janeiro de 2023 às 17h30

Link copiado!

Divulgação/Mozilla
Divulgação/Mozilla
Tudo sobre Mozilla

A Mozilla acaba de lançar o Firefox 109 com mudanças pequenas, mas relevantes para os usuários. Elas incluem suporte ao polêmico Manifest V3 e também um novo botão chamado Unified Extensions, que visa simplificar a barra de endereços quando várias extensões estão instaladas.

Botão Unified Extensios

O novo botão Unified Extensions promete facilitar o gerenciamento em coisas como fixar, denunciar ou remover de vez uma extensão instalada no navegador. Além disso, por meio dele será possível verificar mais facilmente se elas afetam a página atual ou algum serviço da web específico. A ideia é exigir cada vez menos do usuário para que as extensões rodem e atualizem automaticamente.

Continua após a publicidade

Manifest V3 no Firefox

Ainda falando sobre extensões, o Firefox 109 recebeu suporte total ao padrão Manifest V3. Trata-se de um formato polêmico que deixou muita gente irritada por impedir o funcionamento de bloqueadores de anúncios. O novo padrão impede a atuação das extensões bloqueadoras, que atuavam na conexão do programa com URLs responsáveis por carregar as propagandas

A Mozilla chegou a retroceder após críticas em relação a isso, possibilitando o uso de extensões no modelo v2 para quem desejar. Agora, dá para usar ambas as extensões, permitindo se manter no modelo antigo ou progredir para o novo em caso de soluções mais recentes.

Continua após a publicidade

O Firefox 109 também tem suporte ao modo Picture-in-Picture com legendas no serviço de streaming da HBO Max. Esse sistema permite assistir à filmes e séries em tela pequena, no canto do navegador, enquanto acessa os e-mails ou resolve algum problema em outra página.

Correções de bugs do Firefox 109

Para quem usa o programa no Linux, a Mozilla ainda tratou de corrigir alguns bugs específicos. Um deles envolve a barra de busca do YouTube que não mostrava informações relevantes — o Firefox travava quando usado no Sway e os painéis piscavam sob o Wayland durante as animações.

Outro ajuste feito foi acerca do protetor de tela, que passou a não ser mais ativado quando ocorre a rolagem automática da tela. O Firefox 109 também passou a listar os formatos de HW no comando about:support.

Continua após a publicidade

Nos demais sistemas, o corretor ortográfico do navegador agora possui dicionário em espanhol da Espanha e da Argentina. Foi acrescido também suporte aos eventos scrollend e importação de dados dos navegadores Vivaldi e Opera GX.

O Firefox 109 deve ser lançado oficialmente para Windows, macOS e Linux a partir do próximo dia 17 de janeiro de 2023. Para atualizar, basta clicar no menu sanduíche (três traços horizontais), selecionar "Ajuda" e escolher "Sobre o Firefox". O app vai ser atualizado para a versão mais recente e exigirá uma reinicialização para funcionar corretamente.

A versão 108 trouxe novidades bem discretas como o suporte para a API WebMIDI. Essa adição possibilitou que serviços executados no navegador interajam diretamente com dispositivos MIDI (Interface Digital de Instrumentos Musicais) conectados ao computador.