Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mozilla Firefox tem bug corrigido após quase 18 anos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Dezembro de 2022 às 17h37

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

A Mozilla corrigiu uma falha do Firefox relatada pela primeira vez há cerca de 18 anos. O bug 290125 foi reportado em 12 de abril de 2005, alguns dias antes do lançamento oficial da versão 1.0.3 do navegador, e desde então se encontrava sem solução.

O erro fazia com que o Firefox renderizasse texto com o elemento CSS ::first-letter de maneira descoordenada. O autor do relato disse que “ao flutuar à esquerda de uma :first-letter, para produzir um dropcap, o Gecko [mecanismo do Firefox] ignora qualquer altura de linha declarada e herda a altura de linha da caixa pai".

Traduzindo para termos compreensíveis, o Firefox não conseguia exibir corretamente uma letra capitular de um site em algumas ocasiões. Em vez de alinhar o caractere conforme as regras específicas desse formato, o navegador o posicionava conforme o restante do texto, ocasionando a exibição estranha.

Continua após a publicidade

Bug sem solução

O erro ocorria inicialmente na versão para Mac do programa e havia sido supostamente corrigido no Firefox 3.0. O problema é que ele surgiu novamente em 2014, também ao usar uma especificação CSS. Sites que usavam letras capitulares no início das matérias, como o New York Times e o The Guardian, apresentavam o problema com a formatação.

Curiosamente, os rivais Opera 7.5 e o Safari 1.0 já lidavam com a situação sem apresentar problema. Isso significa que o erro não era da linguagem em si, mas dos desenvolvedores da Mozilla que cometeram alguma falha no navegador.

Continua após a publicidade

A demora se deve ao fato de o erro ter sido marcado como "baixa prioridade" desde o início. O progresso se arrastou muito lentamente ao longo da última década e só foi marcado como concluído em 20 de dezembro de 2022. O Firefox 110, previsto para janeiro de 2023, deve incluir o código atualizado com a correção definitiva.

Firefox tem outro erro de 1999

O anúncio da correção foi feita no BugZilla, o site da Mozilla dedicado ao relato de erros. A atualização mais recente veio do desenvolvedor Jonanthan Kew, o responsável por explicar como corrigiu o histórico bug.

O navegador da Mozilla tem outras falhas ainda mais antigas que seguem sem solução, a maioria relacionada aos temidos elementos CSS flutuantes. O erro mais velho ainda sem resolução é de agosto de 1999.