Telegram e Signal superam WhatsApp na lista dos mais baixados também no Brasil

Telegram e Signal superam WhatsApp na lista dos mais baixados também no Brasil

Por Rubens Eishima | 14 de Janeiro de 2021 às 08h30
Rubens Eishima/Canaltech

O que parecia impossível aconteceu: os aplicativos de mensagem Telegram e Signal derrubaram o líder da categoria WhatsApp do topo do ranking das lojas de apps. O feito aconteceu no Brasil e em diversos países ao redor do mundo, tanto na App Store quanto na Play Store.

A troca de cadeiras acontece em meio à confusão causada pelas novas regras de uso do WhatsApp e a maior integração de dados com o Facebook — empresa dona do app. A partir do dia 8 de fevereiro entram em vigor novas políticas de uso e privacidade, com o compartilhamento de dados do mensageiro com a matriz, que controla não apenas a rede social de mesmo nome como também o Instagram.

O novo acordo passará a ser obrigatório, e quem não concordar terá que deixar de usar o aplicativo a partir da data citada. Parte da confusão se dá porque alguns usuários entenderam a mensagem como uma obrigatoriedade de ter um perfil no Facebook, o que não é verdade.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A comunicação confusa do WhatsApp — que em algumas regiões terá menos alterações nas regras — provocou um aumento de interesse em apps alternativos. No caso do Signal, o serviço de cadastramento de novos usuários ficou sobrecarregado, enquanto o Telegram viu o seu número de perfis ativos passar a 500 milhões.

Signal e Telegram desbancaram WhatsApp nos rankings do Android (dir.) e iOS (Imagem: reprodução/SensorTower)

No Brasil

Por aqui não foi diferente. O país, que é um dos maiores mercados do “Zap” viu os dois apps alternativos desbancarem o WhatsApp nas lojas oficiais de aplicativos de Android e iOS.

Números da consultoria SensorTower mostram que ambos tomaram o topo das listas gerais de aplicativos mais baixados no Brasil. No caso do iOS, o Telegram passou o WhatsApp na segunda-feira (11), enquanto o Signal fez o mesmo no dia seguinte. Na quarta-feira (13), ambos formavam uma dobradinha no topo do ranking de downloads da App Store, com o WhatsApp na quinta posição geral.

No caso do Android, tanto o Signal quanto o Telegram deixaram o rival para trás na segunda-feira (11). Dois dias depois, o Signal liderava o ranking de aplicativos da Play Store, enquanto o Telegram ocupava a terceira posição, com o WhatsApp em 16º.

Ainda é cedo para decretar uma decadência do WhatsApp, ainda com mais de dois bilhões de usuários ao redor do mundo. O Signal caminha para alcançar 100 milhões de usuários, enquanto o Telegram comemorou recentemente meio bilhão de usuários. Acredita-se que ambos devem ganhar ainda mais usuários até o dia 8 de fevereiro, portanto não perca as cenas dos próximos capítulos aqui no Canaltech.

Fonte: SensorTower

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.