Extensão reativa o contador de dislikes do YouTube
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

A retirada do contador de dislikes do YouTube causou polêmica, mas pode retornar graças a uma extensão. Quem quiser manter a exibição dos números negativos podem instalar um complemento para navegador que possibilita a exibição — ao menos até que o Google corrija a falha explorada.
- YouTube revela os melhores vídeos e criadores de 2021
- YouTube para TV enfim deixará você navegar pela lista de vídeos enfileirados
A extensão é chamada "Return YouTube Dislike" e compatível com Chrome, Edge, Firefox e Safari. Ao instalar, os números de polegares para baixo serão retomados ao navegar pelos vídeos do YouTube, o que pode ressuscitar a experiência de saber se aquele conteúdo é ou não de qualidade.
Mais do que trazer de volta o contador, é possível também adicionar um comparativo entre likes e dislikes e os números exatos dos dados (em vez de apenas 10 mil) de "gostei" e "não gostei".
Em razão da funcionalidade, esse complemento já mais de 3,8 mil avaliações positivas e inúmeros comentários de incentivo desde a sua disponibilização. A versão mais recente, a 1.0.0.2 foi atualizada nesta quinta-feira (2), o que mostra o empenho do desenvolvedor em entregar uma experiência aprimorada para o usuário.
Como funciona a extensão?
O desenvolvedor usa dados da API do YouTube de dislikes, que ainda exibe as contagens para qualquer pessoa que a utilize, mesmo de forma pública. Isso deve acabar no dia 13 de dezembro, data em que o Google pretende parar de fazer a integração, portanto o futuro da extensão é incerto. Eles dizem que vão usar uma espécie de medição proporcional com base nos dados atuais, mas isso provavelmente fará com que a métrica seja bem imprecisa.
O download pode ser feito diretamente no site oficial da extensão. É importante saber que não há dados sobre o desenvolvedor, por isso, para a sua segurança, é bom usar o recurso com cautela. Embora o projeto seja gratuito, ele também aceita doações para quem estiver disposto a recompensar o bom trabalho.
Desde o anúncio da remoção do contador que o Google se tornou alvo da ira de muitos produtores de conteúdo. Até mesmo um dos fundadores e criador do primeiro vídeo da plataforma, chegou a criticar a remoção da métrica, usada para alertar fake news, fraudes e outras práticas comuns do YouTube. A empresa, contudo, acredita que a decisão foi acertada para proteger os perfis de ataques coordenados de "cancelamento", efeito manada de dislikes e outras práticas que poderiam desestimular a produção de vídeos.
Fonte: Return YouTube Dislike