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Extensão do DuckDuckGo bloqueia novo sistema de anúncios do Google no Chrome

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Maio de 2022 às 17h16

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Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

A DuckDuckGo atualizou sua extensão para o navegador Chrome para bloquear dois novos tipos de anúncios segmentos do Google. Essa dupla faz parte do Privacy Sandbox, em fase beta, e promete ser menos invasivo do que as propagandas antigas.

Em uma postagem oficial do blog, a DuckDuckGo ressaltou que o complemento é capaz de barrar o Google Topics e o FLEDGE. Quem preferir, poderá simplesmente desativar a configuraçao Privacy Sandbox do Chrome por ali mesmo.

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"Embora alguns sugiram que o Topic seja uma forma menos invasiva de segmentação de anúncios, nós não concordamos. Por que não? Fundamentalmente, é porque, por padrao, o Google Chrome ainda monitora a sua atividade online", explica o diretor de produtos da DuckDuckGo, Peter Dolanjski, na publicação.

A empresa diz que esse monitoramento é convertido em informações sobre cada pessoa, e isso é entregue para o algoritmo de anúncios. Na avaliação dos especialistas em segurança da DuckDuckGo, os dados repassados são suficientes para identificar seu comportamento sem o seu consentimento, assim as propagandas tendem a ser mais eficázes.

Rastreamento mais "light"?

A iniciativa Privacy Sandbox foi lançada pela gigante das buscas como uma solução para direcionar anúncios aos usuários com mais proteção. Isso porque ela faria a segmentação por grandes públicos de interesse semelhante, em vez de apenas focar individualmente nos hábitos do usuário.

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Essas duas metodologias são alternativas aos famigerados FLoCs (Federated Learning of Cohorts), ou "Aprendizagem Federada de Corte", em tradução livre. Quando foram anunciados, gigantes da tecnologia foram imediatamente contra a implantação, inclusive a DuckDuckGo, fato que obrigou o Google a trabalhar em soluções alternativas.

A empresa disse que o FLEDGE (First Locally-Executed Decision over Groups Experiment) é apenas uma versão repaginada dos anúncios de remarketing, aquelas propagandas que seguem o usuário após navegar em um site de comércio eletrônico, por exemplo. A diferença primorial está na forma como isso ocorre: com base em um identificador pessoal criado nos computadores das pessoas, em vez de usar os cookies de terceiros.

Monitoramento dos hábitos do usuário

Ao visitar um site onde o anunciante deseja fazer o remarketing, ou seja, tentar convencê-lo a comprar algo que você desistiu de início, as pessoas hoje instalam cookies de rastreamento. Isso possibilita ao dono do site identificar suas ações por lá: páginas visitadas, ações executadas e onde a navegação foi interrompida.

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No modelo novo, o anunciante pode dizer ao Chrome para colocar aquela pessoa em um grpo de interesse. Quando você visitar outro site com anúncios, o navegador fará um leilão da propaganda com base nos seus grupos de interesse e segmentará as propagandas específicas para seu perfil.

O Google se mostrou bastante aberto a críticas desde o início da construção da Privacy Sandbox, principalmente dos defensores da segurança e da privacidade. O órgão de fiscalização de concorrência do Reino Unido chegou a avaliar o sistema e deu um selo de aprovação mais cauteloso no início do ano.

O objetivo das empresas do setor é eliminar gradualmente o uso dos cookies de terceiros. Isso porque esse registro de informações tão sensíveis é visto como algo preocupante por quem lida com tecnologia. De toda forma, a estimativa é que os testes continuem até o ano que vem. Até lá, o Google precisará se esforçar para convencer de que sua solução é mais eficaz e menos invasiva do que o modelo atual.

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Fonte: DuckDuckGo