Publicidade

Enquetes chegam ao WhatsApp no Android e no iPhone; saiba como usar

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Novembro de 2022 às 10h29

Link copiado!

Ícone: Freepik
Ícone: Freepik
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp Enquete é o novo recurso do app de mensagens da Meta que chegou para usuários do iOS e Android nesta semana. As enquetes, também conhecidas como pesquisas de opinião, possibilitam consultar os integrantes de um grupo sobre determinado assunto por meio do voto.

A função nativa de criar enquetes serve tanto para bate-papos em grupo quanto para conversas particulares. Com esse recurso, é possível iniciar uma votação com até 12 opções diferentes de escolha. A cada novo voto, o app atualiza e mostra a porcentagem atual, exibe quem votou (e qual opção escolheu) e as respostas que lideram a disputa.

O recurso parece inspirado nos rivais Facebook Messenger e Telegram, já que ambos já permitem que usuários criem enquetes nas salas de bate-papo há algum tempo. A ferramenta de pesquisa de opinião no Zap será protegida com criptografia de ponta a ponta, como já ocorre com outras formas de interação do app.

Continua após a publicidade

Veja abaixo como fazer uma pesquisa de opinião com seus amigos, familiares ou colegas de trabalho.

Como criar enquete no WhatsApp?

  1. Abra um chat qualquer;
  2. Se você estiver no iOS, pressione o sinal de mais (+) ao lado da caixa de texto da conversa; se estiver no Android, toque no ícone de clipe de papel;
  3. Toque na opção "Enquete": ela é a última, na parte inferior, ao lado de "Contato";
  4. Digite a pergunta ou tópico que deseja consultar as pessoas;
  5. Escreva as opções desejadas (no mínimo 2 e no máximo 12);
  6. Se quiser reordenar as opções, é só pressionar e segurar o ícone de três (iOS) ou quatro (Android) traços, na parte direita, arrastando com o dedo para a posição desejada;
  7. Confirme tocando em Enviar (iOS) ou no botão de avião de papel (Android).
Continua após a publicidade

Como votar em enquete do WhatsApp?

  1. Primeiramente, atualize o aplicativo para não ter problemas de visualização;
  2. Leia o título e as opções atentamente;
  3. Marque a resposta desejada para computar o seu voto;
  4. Caso precise mudar, é só desmarcar a escolhida e selecionar outra;
  5. É possível escolher mais de uma opção para votar em uma enquete, então a quantidade de votos pode superar a de pessoas no grupo.

WhatsApp em constante mudança

A ideia das enquetes é trazer mais engajamento para os grupos de maneira organizada, principalmente com a ampliação do número máximo de participantes para 1.024 pessoas. Imagine se os administradores precisassem registrar individualmente as respostas de cada participante a cada consulta. Seria extremamente trabalhoso organizar levantamentos de opinião.

Continua após a publicidade

Recentemente, o WhatsApp foi flagrado trabalhando em um recurso para silenciar automaticamente conversas em grupos com mais de 256 participantes. O objetivo é evitar o excesso de notificações devido à enorme quantidade de mensagens que esses chats podem receber.

As enquetes ainda não chegaram na versão web nem no aplicativo para desktop, porém é só questão de tempo — os desenvolvedores já trabalham na adaptação. O recurso é parte de uma atualização maior do Zap para receber as Comunidades, que começou a chegar no mundo inteiro na semana passada, mas só deve desembarcar no Brasil em 2023.