Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

A pasta de fotos do WhatsApp sumiu? Saiba como resolver

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Novembro de 2022 às 08h00

Link copiado!

Alexander Shatov/ Unsplash
Alexander Shatov/ Unsplash
Tudo sobre WhatsApp

No WhatsApp para Android, é possível que a pasta de fotos tenha sumido do Google Fotos, mas sem que os arquivos tenham sido excluídos de fato. Esse erro acontece de forma recorrente, mas felizmente é possível corrigi-lo com procedimentos bem simples.

Geralmente, a solução envolve habilitar a visibilidade das mídias do WhatsApp nas opções do aplicativo, ou forçar com que a galeria reencontre a pasta de fotos do mensageiro. De todo jeito, a solução não requer conhecimento prévio e pode ser concluída em alguns minutos.

Como encontrar pasta do WhatsApp no Google Fotos?

Continua após a publicidade

Se a pasta de fotos do WhatsApp sumiu da galeria do seu celular, você pode tentar algumas das seguintes soluções para fazê-la reaparecer no Google Fotos:

Ativando a visibilidade de mídia no WhatsApp

  • Abra o WhatsApp e expanda o menu “Mais” (três pontinhos);
  • Entre em Configurações > Conversas;
  • Encontre a opção “Visibilidade de mídia” e tenha certeza de que ela está ativada;
  • Reinicie o celular.

Se a solução anterior não resolver, o bug pode ter sido um pouco mais sério. Uma possível correção para isso é mexer num dos arquivos de gerenciamento de mídias do WhatsApp. Nesse caso, é interessante ter um backup das imagens em outro dispositivo por segurança. Feito isso, confira os passos a seguir

Continua após a publicidade

Corrigindo manualmente o sumiço da pasta WhatsApp Fotos

  • Abra o gerenciador de arquivos de sua preferência (como o Files, do Google);
  • Procure pela pasta WhatsApp Images (geralmente localizada em Armazenamento Interno > media > com.whatsapp > WhatsApp > Media > WhatsApp Images);
  • Entre na pasta private para apagar permanentemente o arquivo .nomedia ou apague a pasta private inteira;
  • Reinicie o celular.

Reinstalar o WhatsApp pode resolver

Se as alternativas não solucionaram o problema, é bom considerar reinstalar o aplicativo. Antes disso, se assegure de ter o código de verificação em duas etapas salvo em algum outro dispositivo e ter uma cópia todas as mídias (fotos, vídeos e áudios) importantes em outro dispositivo. Além disso, é bom ter certeza de que o backup do WhatsApp está em dia, para que você não perca nenhuma das conversas recentes.