Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

EMUI 11 é anunciada com visual que lembra o iOS e mais recursos de produtividade

Por| 10 de Setembro de 2020 às 10h24

Link copiado!

Huawei/YouTube
Huawei/YouTube
Huawei Mate 30

Durante a abertura de seu evento para desenvolvedores, a Huawei anunciou a nova versão de sua personalização para Android, a EMUI 11. A atualização da skin traz um novo visual ao sistema — um pouco mais próximo do estilo usado no iOS —, novos recursos de multitarefa, além de uma maior integração no ecossistema “1+8+N”.

Entre as novidades mais evidentes da nova EMUI estão as personalizações para o recurso Always On Display (AoD), que exibe o relógio e algumas notificações mesmo com a tela “desligada”.

Continua após a publicidade

O usuário poderá redefinir algumas configurações dos temas, como gráficos de fundo, adicionar formas e até combinações de cores e imagens, com a opção de usar GIFs.

Smart Multi-Window

A EMUI 11 ganhou um novo recurso de multitarefa que permite redimensionar janelas e torná-las “flutuantes”. A opção pode ser ativada na tela usada para alternar entre apps abertos e pode ser útil para trabalhar simultaneamente em dois ou mais aplicativos.

Continua após a publicidade

As janelas podem ser minimizadas e, depois, reabertas facilmente com um atalho na lateral da tela. O Smart Multi-Window deixa o celular ainda mais parecido com os computadores e pode ser especialmente útil para quem trabalha em tablets e nos dispositivos com tela dobrável da marca.

Ecossistema integrado

Para os seus fãs de carteirinha — e para quem acredita nos benefícios da estratégia “1+8+N” —, a Huawei incluiu mais recursos de sincronização com os demais dispositivos da empresa. Um dos exemplos apresentados é o Multi-screen Collaboration 3.0, que aproveita a função NFC disponível em alguns notebooks da linha MateBook para exibir na tela do computador até três aplicativos diferentes do celular, semelhante à integração prometida entre o Galaxy Note 20 e o Windows 10.

Continua após a publicidade

O Multi-screen Collaboration permite realizar chamadas em áudio ou vídeo e usar aplicativos do celular direto do PC — a imagem de divulgação mostra inclusive um app de vídeo com orientação horizontal. Outra integração oferecida pelo sistema é transformar o smartphone em um scanner, utilizando a câmera do dispositivo móvel para digitalizar fotos e documentos para o computador.

Ajustes no app de galeria

O aplicativo de fotos da EMUI 11 também recebeu novidades. A primeira é a opção de usar gestos de pinça com dois dedos para alternar entre visualizações das fotos por dia ou mês, como se aplicasse um zoom, semelhante ao funcionamento do Google Fotos.

Continua após a publicidade

Já a listagem de álbuns agora organiza suas seções com imagens nas proporções 4:3 ou 3:4, que, segundo a empresa, aproveita melhor a área útil da tela.

E para quem é preocupado com a privacidade, a Galeria oferecerá ainda um álbum escondido para fotos comprometedoras e incluirá um recurso para remover metadados EXIF — como localização das fotos.

Outras novidades

Continua após a publicidade

A EMUI 11 passa a avisar o usuário quando um aplicativo está usando recursos da câmera, microfone ou geolocalização, semelhante ao sistema adotado na MIUI 12 e o anunciado para o iOS 14: sempre que um app acionar uma das funcionalidades, o sistema exibirá um ícone na barra superior. Além disso, o sistema deixará o usuário impedir o acesso de aplicativos em segundo plano, com novas permissões semelhantes às implementadas nos Android 10 e 11.

Disponibilidade

A Huawei anunciou que a EMUI 11 será instalada de fábrica em seus novos lançamentos, com uma atualização para as linhas P40, Mate 30 e MatePad Pro prometida para em breve. A fabricante não anunciou um cronograma oficial de lançamento nem confirmou quais outros aparelhos devem receber a atualização.

Fonte: Huawei