Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MIUI 12: confira todas as novidades da nova versão da interface da Xiaomi

Por| 27 de Abril de 2020 às 09h05

Link copiado!

Xiaomi
Xiaomi
Tudo sobre Xiaomi

A Xiaomi anunciou oficialmente a MIUI 12, nova versão de sua interface que roda por cima do Android, em abril de 2020. Entre os pontos destacados pela empresa estão o novo sistema de animações e novos recursos de segurança.

Posteriormente, a companhia listou uma série de celulares para os quais pretende liberar a MIUI 12, sendo que uma parte deles já recebeu a versão estável, enquanto alguns seguem em beta e uma pequena parcela ainda aguarda a novidade. Você pode ver a lista completa e atualizada até o final de agosto neste link.

MIUI 12: as novidades da interface da Xiaomi

Continua após a publicidade

Novas animações: o novo sistema de animações da MIUI 12 coloca para trabalhar as tecnologias MiRender, Folme e MAML da empresa para redefinir grande parte dos elementos gráficos exibidos para o usuário. A manipulação de aplicativos na lista de apps, rotação de tela, abertura e fechamento de programas, transições de tela e até a ativação e desativação de recursos são algumas das ações que foram visualmente reformuladas, deixando a impressão de se tratar de um sistema totalmente novo.

Back Tap: recurso que reconhece dois ou três toques na parte traseira do celular e pode ser usados para desligar a tela, tirar um screenshot, ligar a lanterna, fechar aplicativos, iniciar a câmera e ativar as notificações.

Continua após a publicidade

Super Wallpaper: o novo recurso usa como fundo de tela animações planetárias, renderizadas em tempo real — segundo a Xiaomi, a apresentação utiliza dados oficiais da NASA. A empresa ficou tão orgulhosa da novidade que a divulgou em destaque na página oficial da MIUI.

Navegação por gestos: apesar de já incluir o recurso em versões anteriores, a MIUI 12 implementa o sistema adotado pelo Android 10, o que pode representar necessidade de adaptação para usuários já habituados aos gestos da fabricante chinesa, mas garante uma uniformidade com os demais aparelhos equipados com o sistema do Google.

Continua após a publicidade

Captura parcial da tela: ao tirar um print na MIUI 12, o usuário poderá selecionar apenas uma parte da tela, já cortando aquilo que não pretende compartilhar.

Controle individual de volume: na MIUI 12, os celulares da Xiaomi dão total controle ao usuário sobre o volume da mídia, permitindo que cada aplicativo seja ajustado individualmente.

Continua após a publicidade

Picture-in-Picture: alguns aplicativos poderão ser exibidos em uma janela pequena com um gesto simples. A novidade pode ser útil para acompanhar vídeos em miniatura ou manter uma janela de conversa aberta.

Menos luz azul: a MIUI 12 também oferece, em aparelhos compatíveis, uma redução ainda maior na emissão de luz azul para tornar a leitura mais confortável.

Continua após a publicidade

Transcrição de áudio: um recurso de acessibilidade voltado a pessoas com deficiência auditiva. Basicamente, o celular transforma áudio em texto.

IA para responder chamadas: inteligência artificial do aparelho pode responder ligações automaticamente, um recurso pensado para recusar chamadas de telemarketing, semelhante ao que o Google oferece em alguns aparelhos.

Recursos de saúde: o Xiaomi Health passa a registrar atividades como caminhada, pedaladas, corridas e até o uso de escadas com os sensores integrados no aparelho. Segundo a Xiaomi, o recurso utiliza menos de 1% da bateria por dia (usando como referência o modelo Mi 10), apesar de sua alta precisão.

Miui 12: novidades em segurança

Continua após a publicidade

As novidades de segurança da MIUI 12 estão concentradas em três recursos voltados para privacidade: Flare, Barbed Wire e Mask.

Flare: registra o comportamento dos apps e apresenta uma lista de ações relacionadas às permissões. Além disso, o serviço dispara notificações para o uso de recursos como GPS, câmera ou microfone.

Barbed Wire: o nome significa "arame farpado", em tradução direta, e oferece maior controle sobre as permissões dos aplicativos, com a opção de autorizar o acesso a um recurso uma única vez, além das opções de permitir sempre e negar.

Continua após a publicidade

Mask: por sua vez restringe o acesso de aplicativos a dados pessoais ou identificadores do aparelho, como o IMEI, lista de contatos, registro de mensagens e ligações. O sistema permite ainda criar uma identidade virtual (ou seja, falsa) para despistar apps xeretas.

MIUI 12: novidades da câmera

O aplicativo de câmera foi totalmente redesenhado para ofeecer mais agilidade ao usuário. Alguns dispositivos já receberam o novo app antes mesmo da MIUI 12, junto a três recursos: Magic Clone, Magic Kaleidoscope e gravação de vídeos curtos. O usuário também vai poder personalizar o app com atalhos, cores e sons de sua preferência.

Continua após a publicidade

Magic Clone: recurso que tira várias fotos, de diferentes ângulos, e replica o objeto da imagem diversas vezes no quadro.

Magic Kaleidoscope: dá um efeito caleidoscópico à fotografia, misturando o mesmo quadro em vários ângulos para criar o padrão do aparelho óptico.

Gravação de vídeos curtos: um simples “truque” na interface que grava um vídeo quando o usuário aperta e segura o botão de captura. Isso deve permitir a gravação de Stories vai deixar o funcionamento mais parecido com a criação de uma Story no Instagram: ao tocar o botão de captura, o usuário tira uma foto; se tocar e segurar, será gravado um vídeo — para vídeos curtos, é um ótimo atalho.

MIUI 12: data de lançamento

Continua após a publicidade

A Xiaomi iniciou a distribuição da MIUI 12 em junho na China, mesmo mês em que começou a liberar a versão global em alguns aparelhos. A empresa divulgou uma lista preliminar com três grupos de celulares que devem receber a atualização, e até o fim de agosto já havia liberado a versão estável para mais de 30 dispositivos, contando com vários lançamentos posteriores ao anúncio.

MIUI 12: como atualizar

Os smartphones compatíveis recebem notificação de download e atualização da interface. Para descobrir se seu smartphone já possui a última versão da interface, vá em Configurações" > Sobre o Telefone > Atualização do sistema. Se ainda não estiver atualizado, é possível baixar diretamente pelo dispositivo e prosseguir com a instalação.

Continua após a publicidade

A MIUI 12, como as outras versões da interface, poderá ser atualizada manualmente pelos usuários. O site oficial da MIUI disponibiliza um espaço para baixar as ROMs de acordo com cada modelo de celular. Depois de baixado, conecte o smartphone ao computador e transfira o arquivo. O instalador estará disponível ao seguir o caminho mencionado acima.

E você, não vê a hora de experimentar a MIUI 12? Está ansioso para receber essa versão no seu Xiaomi? Deixe seus comentários abaixo.

Fonte: Xiaomi