Edge terá recurso de citação para facilitar a vida de estudantes e pesquisadores

Edge terá recurso de citação para facilitar a vida de estudantes e pesquisadores

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Outubro de 2021 às 16h50
Microsoft

A Microsoft anunciou um recurso para aprimorar as Coleções no seu navegador Edge, especialmente para estudantes e professores. Agora, além de registrar sua coleção de sites, a empresa deve liberar a possibilidade de criar citações com base nos conteúdos e alinhadas aos formatos acadêmicos mais usados no exterior: AP7, Chicago, Harvard, IEEE e MLA.

Com esse recurso, a companhia pretende facilitar a vida de alunos que precisam escrever artigos ou produzir trabalhos acadêmicos, pois contarão com as referências criadas automaticamente conforme a seleção. Por enquanto, não há nada sobre as regras da ABNT, o que poderia ser uma baita ajuda para os alunos brasileiros, mas nada impede de a Microsoft inserir o formato no futuro.

Em vez de redigir na mão, o estudante terá a citação criada com base no padrão desejado (Imagem: Reprodução/Reddit)

O recurso também oferece algumas opções de personalização para possibilitar a extração correta das referências bibliográficas, como o tipo da fonte, o autor, o título, a data de publicação, a URL e qualquer outra informação que possa estar errada. É claro que uma futura versão estável deve apresentar menos falhas do que o modelo atual, mas é bacana saber que existe a opção de ajustar manualmente.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

As citações são geradas automaticamente, mas você pode ajustá-las se notar algum erro (Imagem: Reprodução/Reddit)

As Coleções do Edge funcionam como os favoritos dos outros navegadores, porém com um visual mais refinado que exibe um print de tela do site, uma pequena descrição, o título e a URL. Em vez das pastas tradicionais, o usuário organiza as páginas por coleções temáticas e pode adicionar comentários para, por exemplo, lembrar o motivo pelo qual salvou aquele site.

Esta adição está em fase de testes no Edge Canary e limitada a um pequeno grupo controlado de experimentadores. Se tudo der certo com as correções e o feedback for positivo, é bem provável que as citações cheguem à versão estável do navegador.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.