Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Edge terá recurso de citação para facilitar a vida de estudantes e pesquisadores

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Outubro de 2021 às 16h50

Link copiado!

Microsoft
Microsoft

A Microsoft anunciou um recurso para aprimorar as Coleções no seu navegador Edge, especialmente para estudantes e professores. Agora, além de registrar sua coleção de sites, a empresa deve liberar a possibilidade de criar citações com base nos conteúdos e alinhadas aos formatos acadêmicos mais usados no exterior: AP7, Chicago, Harvard, IEEE e MLA.

Com esse recurso, a companhia pretende facilitar a vida de alunos que precisam escrever artigos ou produzir trabalhos acadêmicos, pois contarão com as referências criadas automaticamente conforme a seleção. Por enquanto, não há nada sobre as regras da ABNT, o que poderia ser uma baita ajuda para os alunos brasileiros, mas nada impede de a Microsoft inserir o formato no futuro.

Continua após a publicidade

O recurso também oferece algumas opções de personalização para possibilitar a extração correta das referências bibliográficas, como o tipo da fonte, o autor, o título, a data de publicação, a URL e qualquer outra informação que possa estar errada. É claro que uma futura versão estável deve apresentar menos falhas do que o modelo atual, mas é bacana saber que existe a opção de ajustar manualmente.

As Coleções do Edge funcionam como os favoritos dos outros navegadores, porém com um visual mais refinado que exibe um print de tela do site, uma pequena descrição, o título e a URL. Em vez das pastas tradicionais, o usuário organiza as páginas por coleções temáticas e pode adicionar comentários para, por exemplo, lembrar o motivo pelo qual salvou aquele site.

Esta adição está em fase de testes no Edge Canary e limitada a um pequeno grupo controlado de experimentadores. Se tudo der certo com as correções e o feedback for positivo, é bem provável que as citações cheguem à versão estável do navegador.