Publicidade

Microsoft Edge deve facilitar ato de "imprimir" páginas da web em PDFs

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Setembro de 2021 às 11h25

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

Quando você navega por uma página interessante, pode tirar um print de tela para registrar algo relevante, mas nem sempre conseguirá capturar tudo. Em muitos casos, para preservar o conteúdo original e copiável, o ideal é salvar a página inteira em HTML ou em PDF. Embora isso seja bastante útil, não é uma funcionalidade tão à mão quanto salvar a versão HTML da página em questão.

A Microsoft está de olho e agora deve tornar a opção de salvar um site em PDF como algo ainda mais acessível dentro do Edge. O recurso trará uma opção diretamente no menu de contexto, a partir do clique do botão direito do mouse, localizada entre às ações Salvar e Imprimir de modo estratégico.

Continua após a publicidade

Hoje, a única maneira de fazer isso nos principais navegadores é mandar imprimir a página pelo menu ou com o atalho CTRL + P e na tela final fazer a alteração da impressora para "Salvar como PDF".

Em alguns navegadores baseados no Chromium, também é possível executar essa ação com o clique do botão direito do mouse, selecionar a opção "Salvar Como" e mudar o tipo de arquivo para PDF. Tanto uma quanto outra podem ser bem complicadas para quem não é familiarizado com computadores, já que essa opção é mais simplificada nos celulares.

Por enquanto, a novidade está em fase de testes no Edge Canary para um público bem restrito, mas o desembarque deve ocorre na versão 95 estável do navegador.

Continua após a publicidade

Desde o início do ano que a Microsoft investe em melhorias substanciais para fazer do seu navegador a opção número um dos usuários. Outra novidade no âmbito dos PDFs é a retomada da leitura do exato ponto onde ela foi interrompida, útil para quem lê estudos, teses acadêmicas ou livros inteiros pelo navegador. Além disso, a atualização também permitiu adicionar caixas de texto de formato livre neste formato.

Fonte: TechDows