Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Edge prepara corretor de textos embutido e digitação por voz

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Outubro de 2021 às 13h26

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

O Microsoft Edge começou a testar recursos interessantes em uma de suas versões de testes para Windows 11. Os canais Dev e Canary, focados em desenvolvedores e usuários mais curiosos, introduziram mecanismos de acessibilidade e um “novo” corretor de texto.

Já disponível como uma extensão opcional, o Microsoft Editor cumpre exatamente o que seu nome sugere: a ferramenta faz revisões de textos em tempo real, dando sugestões de sinônimos, palavras e correções automáticas. O que mudou, na verdade, é que o recurso deixa de ser uma parte adicional para ser totalmente integrado ao programa.

Neste primeiro momento, somente membros do programa Windows Insiders residentes dos Estados Unidos têm acesso ao recurso no novo formato. Na prática, porém, isso pode não ser uma adição muito grandiosa, já que existem vários corretores com funções semelhantes disponíveis pela web.

Continua após a publicidade

Outra adição importante, exclusiva para o canal Dev, é a digitação por voz. O recurso de acessibilidade é algo amplamente presente no mobile, já que costuma ser integrado ao próprio sistema operacional. No navegador da MS, a adição permite inserir links na barra de endereços, facilitando a navegação web para pessoas portadoras de deficiência.

Para complementar, a versão Dev também incluiu um novo botão no menu de contexto ao clicar sobre abas abertas que basicamente abre a guia em uma janela associada a outro perfil. Essa funcionalidade é especialmente útil para quem lida com múltiplos perfis simultaneamente no mesmo app, como um pessoal e outro para o ambiente de trabalho.

Correção de bugs

Continua após a publicidade

Não podiam faltar, também, as correções experimentais de bugs — já que aqui, nem essas soluções podem funcionar corretamente. Confira a lista de correções:

  • Corrigido um problema ao abrir uma nova janela quando dois perfis estão abertos simultaneamente;
  • Corrigido o problema que causava um crash no navegador ao abrir as configurações no modo “Convidado”;
  • Solucionado o erro que acontecia ao abrir o modo de compatibilidade com o Internet Explorer;
  • Solucionado o problema que fechava o app quando havia a interação com preenchimento automático de outros aplicativos no Android;
  • Corrigido o erro que causava um crash ao baixar qualquer coisa na web;
  • O app do Edge para iPad não mais deve sofrer com crash repentinos;

As adições fazem parte das compilações derivadas da versão 96 — no canal Dev, a 96.0.1032.0, na Canary, a 96.0.1035.0. Se você já é usuário de uma dessas versões de teste, as atualizações devem chegar até o seu computador automaticamente; no celular ou no tablet, vale dar uma conferida na Play Store e na App Store.

Por se tratar de um recurso em testes, é difícil precisar quanto tempo falta até alcançar o público geral. Contudo, considerando que as novidades correm na versão 96 e que o Edge estável está na versão 94, há, pelo menos, duas atualizações de distância até o lançamento delas.

Continua após a publicidade

Fonte: XDA Developers, Microsoft