Publicidade

Como usar o WhatsApp Business

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Bruno De Blasi/Canaltech
Bruno De Blasi/Canaltech

O WhatsApp Business é a versão do app voltada para empresas, especialmente pequenas e médias. Ele ajuda os negócios a se comunicarem melhor com os clientes e oferece recursos adicionais, como catálogo de produtos, organização de contatos com etiquetas e envio de mensagens automáticas.

A seguir, tire suas dúvidas sobre:

  • Como utilizar o WhatsApp Business?
  • Como usar os recursos do WhatsApp Business?
  • Como funciona o WhatsApp Business?
  • Como usar o WhatsApp Business e o pessoal no mesmo celular?
  • Posso usar um telefone fixo no WhatsApp Business?
  • Como consigo o selo de verificado do WhatsApp Business?
  • Posso usar o WhatsApp Business na web?
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como utilizar o WhatsApp Business?

Para começar a usar o WhatsApp Business, basta criar uma conta vinculada a um número de telefone diferente do pessoal. Veja:

  1. No WhatsApp Business, clique em “Concordar e continuar”;
  2. Digite seu número de telefone celular ou fixo;
  3. Informe o código de confirmação no aplicativo enviado ao seu celular ou por ligação no telefone fixo.

Como usar os recursos do WhatsApp Business?

Depois de configurar a conta, o próximo passo é explorar os recursos que o WhatsApp Business oferece para facilitar o atendimento e organizar a comunicação com clientes. Confira!

Perfil comercial

Após o cadastro, você precisa completar o perfil da empresa:

  1. No cadastro, digite seu nome comercial;
  2. Escolha a categoria da sua empresa;
  3. Defina o horário de atendimento e os dias da semana em que a empresa funciona;
  4. Adicione uma foto de perfil;
  5. Digite o endereço ou site;
  6. Escreva uma descrição da sua empresa.
Continua após a publicidade

Catálogo de produtos

O catálogo de produtos permite que você apresente seus produtos ou serviços diretamente no WhatsApp. Veja como criar:

  1. Abra a aba “Ferramentas”;
  2. Clique em “Catálogo”;
  3. Selecione “Adicione item”;
  4. Adicione fotos ou vídeos e digite as informações do produto ou serviço;
  5. Toque em “Salvar”.

Etiquetas

Continua após a publicidade

As etiquetas ajudam a organizar suas conversas com clientes:

  1. Abra a aba “Ferramentas”;
  2. Em “Organize suas conversas”, clique em “Etiqueta”;
  3. Escolha uma das etiquetas existentes ou crie uma no botão “+”.

Mensagens automáticas

As mensagens automáticas garantem que clientes recebam respostas mesmo quando você não está disponível. Confira os passos para criá-las:

Continua após a publicidade
  1. Abra a aba “Ferramentas”;
  2. Vá em “Mensagem de saudação” e “Mensagem de ausência” para configurar mensagens automáticas;
  3. Selecione o campo “Enviar mensagem de saudação/ausência”;
  4. Clique no ícone de lápis para editar a mensagem;
  5. Defina os destinatários, horários (se solicitado) e toque em “Salvar”.

Respostas rápidas

As respostas rápidas agilizam o atendimento e oferecem atalhos para mensagens frequentes:

  1. Abra a aba “Ferramentas”;
  2. Vá em “Respostas rápidas”;
  3. Clique no ícone de “+”;
  4. Defina o atalho (palavra que vai gerar o gatilho da resposta);
  5. Insira a mensagem de resposta rápida e clique em “Salvar”.
Continua após a publicidade

Anúncio no Status

O uso de anúncios no Status permite divulgar produtos ou serviços diretamente no WhatsApp, com acesso à ferramenta de edição na plataforma. Confira:

  1. Na aba “Ferramentas”, toque em “Anúncios”;
  2. Escolha o modelo do anúncio e edite a mensagem;
  3. Toque em “Avançar” e conecte sua conta do Facebook;
  4. Defina o público e o orçamento do anúncio;
  5. Revise as informações e finalize em “Pagar e criar”.

Como funciona o WhatsApp Business?

Continua após a publicidade

O WhatsApp Business é uma versão do aplicativo feita para empresas, com o objetivo de facilitar a comunicação entre negócios e seus clientes. Ele oferece recursos que ajudam na organização, atendimento e vendas.

Como usar o WhatsApp Business e o pessoal no mesmo celular?

Para usar o WhatsApp Business e o WhatsApp pessoal no mesmo celular, é necessário instalar os dois aplicativos separadamente: o WhatsApp Messenger (pessoal) e o WhatsApp Business. Porém, cada aplicativo precisa estar vinculado a um número de telefone diferente.

Posso usar um telefone fixo no WhatsApp Business?

Continua após a publicidade

Sim. No momento em que você estiver fazendo sua inscrição no aplicativo e chegar na tela de validação do número de telefone, selecione a opção de ligação em vez de envio de SMS. Nesse momento, informe o telefone fixo.

Caso você use um telefone fixo, o WhatsApp vai tentar enviar um SMS para ele e, quando não conseguir, só vai liberar a opção de receber o código por ligação após uma hora. Aguarde o período solicitado e retorne ao aplicativo para finalizar a configuração.

Como consigo o selo de verificado do WhatsApp Business?

Todas as contas no WhatsApp Business trazem a etiqueta “Conta comercial” no perfil. Por outro lado, somente marcas mais conhecidas possuem um selo verde de verificado ao lado do nome do perfil na plataforma.

Continua após a publicidade

Além disso, o WhatsApp não informa quais os critérios para verificar uma conta comercial.

Posso usar o WhatsApp Business na web?

Sim, mas alguns recursos, como as etiquetas, estatísticas, modificar respostas rápidas e mensagens automáticas, só estão disponíveis no aplicativo para celular.

Confira outros conteúdos do Canaltech:

Continua após a publicidade

VÍDEO: NOVIDADE NO WHATSAPP! Converse com quem não tem conta no app

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*