Como usar o WhatsApp Business
Por Viviane França • Editado por Bruno De Blasi |

O WhatsApp Business é a versão do app voltada para empresas, especialmente pequenas e médias. Ele ajuda os negócios a se comunicarem melhor com os clientes e oferece recursos adicionais, como catálogo de produtos, organização de contatos com etiquetas e envio de mensagens automáticas.
- WhatsApp Business x Telegram Business: qual é melhor?
- Posso usar o WhatsApp Business para fins pessoais?
A seguir, tire suas dúvidas sobre:
- Como utilizar o WhatsApp Business?
- Como usar os recursos do WhatsApp Business?
- Como funciona o WhatsApp Business?
- Como usar o WhatsApp Business e o pessoal no mesmo celular?
- Posso usar um telefone fixo no WhatsApp Business?
- Como consigo o selo de verificado do WhatsApp Business?
- Posso usar o WhatsApp Business na web?
Como utilizar o WhatsApp Business?
Para começar a usar o WhatsApp Business, basta criar uma conta vinculada a um número de telefone diferente do pessoal. Veja:
- No WhatsApp Business, clique em “Concordar e continuar”;
- Digite seu número de telefone celular ou fixo;
- Informe o código de confirmação no aplicativo enviado ao seu celular ou por ligação no telefone fixo.
Como usar os recursos do WhatsApp Business?
Depois de configurar a conta, o próximo passo é explorar os recursos que o WhatsApp Business oferece para facilitar o atendimento e organizar a comunicação com clientes. Confira!
Perfil comercial
Após o cadastro, você precisa completar o perfil da empresa:
- No cadastro, digite seu nome comercial;
- Escolha a categoria da sua empresa;
- Defina o horário de atendimento e os dias da semana em que a empresa funciona;
- Adicione uma foto de perfil;
- Digite o endereço ou site;
- Escreva uma descrição da sua empresa.
Catálogo de produtos
O catálogo de produtos permite que você apresente seus produtos ou serviços diretamente no WhatsApp. Veja como criar:
- Abra a aba “Ferramentas”;
- Clique em “Catálogo”;
- Selecione “Adicione item”;
- Adicione fotos ou vídeos e digite as informações do produto ou serviço;
- Toque em “Salvar”.
Etiquetas
As etiquetas ajudam a organizar suas conversas com clientes:
- Abra a aba “Ferramentas”;
- Em “Organize suas conversas”, clique em “Etiqueta”;
- Escolha uma das etiquetas existentes ou crie uma no botão “+”.
Mensagens automáticas
As mensagens automáticas garantem que clientes recebam respostas mesmo quando você não está disponível. Confira os passos para criá-las:
- Abra a aba “Ferramentas”;
- Vá em “Mensagem de saudação” e “Mensagem de ausência” para configurar mensagens automáticas;
- Selecione o campo “Enviar mensagem de saudação/ausência”;
- Clique no ícone de lápis para editar a mensagem;
- Defina os destinatários, horários (se solicitado) e toque em “Salvar”.
Respostas rápidas
As respostas rápidas agilizam o atendimento e oferecem atalhos para mensagens frequentes:
- Abra a aba “Ferramentas”;
- Vá em “Respostas rápidas”;
- Clique no ícone de “+”;
- Defina o atalho (palavra que vai gerar o gatilho da resposta);
- Insira a mensagem de resposta rápida e clique em “Salvar”.
Anúncio no Status
O uso de anúncios no Status permite divulgar produtos ou serviços diretamente no WhatsApp, com acesso à ferramenta de edição na plataforma. Confira:
- Na aba “Ferramentas”, toque em “Anúncios”;
- Escolha o modelo do anúncio e edite a mensagem;
- Toque em “Avançar” e conecte sua conta do Facebook;
- Defina o público e o orçamento do anúncio;
- Revise as informações e finalize em “Pagar e criar”.
Como funciona o WhatsApp Business?
O WhatsApp Business é uma versão do aplicativo feita para empresas, com o objetivo de facilitar a comunicação entre negócios e seus clientes. Ele oferece recursos que ajudam na organização, atendimento e vendas.
Como usar o WhatsApp Business e o pessoal no mesmo celular?
Para usar o WhatsApp Business e o WhatsApp pessoal no mesmo celular, é necessário instalar os dois aplicativos separadamente: o WhatsApp Messenger (pessoal) e o WhatsApp Business. Porém, cada aplicativo precisa estar vinculado a um número de telefone diferente.
Posso usar um telefone fixo no WhatsApp Business?
Sim. No momento em que você estiver fazendo sua inscrição no aplicativo e chegar na tela de validação do número de telefone, selecione a opção de ligação em vez de envio de SMS. Nesse momento, informe o telefone fixo.
Caso você use um telefone fixo, o WhatsApp vai tentar enviar um SMS para ele e, quando não conseguir, só vai liberar a opção de receber o código por ligação após uma hora. Aguarde o período solicitado e retorne ao aplicativo para finalizar a configuração.
Como consigo o selo de verificado do WhatsApp Business?
Todas as contas no WhatsApp Business trazem a etiqueta “Conta comercial” no perfil. Por outro lado, somente marcas mais conhecidas possuem um selo verde de verificado ao lado do nome do perfil na plataforma.
Além disso, o WhatsApp não informa quais os critérios para verificar uma conta comercial.
Posso usar o WhatsApp Business na web?
Sim, mas alguns recursos, como as etiquetas, estatísticas, modificar respostas rápidas e mensagens automáticas, só estão disponíveis no aplicativo para celular.
Confira outros conteúdos do Canaltech:
- Como verificar um número comercial no WhatsApp | Obter selo
- O que é o WhatsApp Flows?
- Como ter dois WhatsApp Business no mesmo celular
VÍDEO: NOVIDADE NO WHATSAPP! Converse com quem não tem conta no app