Publicidade

Como usar o Microsoft PC Manager para otimizar o Windows

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Dezembro de 2023 às 15h00

Link copiado!

Fabrício Calixto/Canaltech
Fabrício Calixto/Canaltech

O Microsoft PC Manager pode otimizar o Windows através de ferramentas que apagam arquivos desnecessários, eliminam uma série de ameaças do sistema operacional e monitoram a “saúde” do computador de modo geral, entre outras utilidades.

Além disso, o software da Microsoft também permite emitir avisos de atualizações do Windows e gerenciar aplicativos abertos em primeiro e em segundo plano. Todas as funções do PC Manager são gratuitas, mas vale avisar que o aplicativo só conta com os idiomas inglês e japonês.

Como baixar o Microsoft PC Manager

Continua após a publicidade

O PC Manager está disponível na Microsoft Store e pode ser baixado em poucos cliques. Confira como fazer o download da ferramenta:

  1. Acesse o PC Manager na Microsoft Store (Windows);
  2. Clique na opção “Instalar”;
  3. Dê permissão ao Windows para fazer a instalação.

Agora é só esperar um pouco até que a ferramenta seja instalada no seu PC. Depois disso, clique no menu Iniciar e abra a ferramenta através do atalho gerado automaticamente pelo Windows.

Continua após a publicidade

Como otimizar seu Windows com o PC Manager

Existem uma série de ferramentas dentro do PC Manager para otimizar o Windows e todas elas estão disponíveis gratuitamente. Confira a seguir como usar as principais funções do aplicativo para deixar o desempenho do seu computador em dia.

PC Boost

O PC Boost é capaz de dar uma “geral na casa” limpando o Windows e liberando mais espaço no seu computador — o que eventualmente melhora o desempenho da máquina. É muito simples usar essa função, basta fazer os seguinte:

Continua após a publicidade
  1. Na tela inicial, clique na aba “Home”;
  2. Clique na opção “Boost”.

Em poucos segundos, o PC Manager se livra de arquivos temporários e outros itens desnecessários armazenados na memória do seu computador. A ferramenta também pode automatizar a limpeza e inserir filtros para tornar a faxina digital ainda mais precisa.

Gerenciador de armazenamento

Continua após a publicidade

O gerenciador de armazenamento do PC Manager permite fazer uma limpeza mais geral do Windows, eliminando arquivos maiores. O recurso conta com uma espécie de “sensor” capaz de detectar os itens mais pesados do seu computador.

Veja como usar essa ferramenta:

  1. Na tela inicial, clique na aba “Storage”;
  2. Clique no botão “Scan”;
  3. Selecione o que você deseja deletar e clique em “Proceed”;
  4. Clique em “Done” após a finalização do processo.
Continua após a publicidade

É possível ainda clicar na opção “Manage large files” para detalhar exatamente o tamanho e os tipos de arquivos que o software deve mostrar no resultado do escaneamento.

Health check

É possível monitorar a “saúde” do seu Windows usando a função Health Check do PC Manager, que consegue corrigir falhas, pequenos bugs e eliminar ameaças em apenas alguns cliques. Aprenda a usar o recurso:

  1. Na tela inicial, clique na aba “Home”;
  2. Selecione a opção “Health check” abaixo de “Boost”;
  3. Faça o filtro do que você deseja apagar e clique em “Proceed”;
  4. Clique em “Done” após a conclusão do procedimento.
Continua após a publicidade

Outra dica é reiniciar o seu computador após fazer a limpeza. Assim é possível notar a diferença de desempenho da máquina após ela passar pelo processo de otimização.

Além desses recursos, o PC Manager também conta com ferramentas adicionais para garantir maior segurança ao Windows, como um antivírus completo e até mesmo um gerenciador de pop-ups.

Por fim, você pode conferir mais dez ótimas dicas para otimizar o Windows e deixar o seu PC mais rápido.