Como liberar espaço no PC | 6 dicas
Por Fabrício Calixto • Editado por Douglas Ciriaco |
De tempos em tempos é necessário liberar espaço no PC por conta do acúmulo excessivo de arquivos desnecessários ou que poderiam ser alocados em outro lugar — fora aqueles aplicativos que você instalou e ficaram “esquecidos no churrasco” em algum canto do armazenamento. A boa notícia é que existem diversas formas para aliviar a memória do seu computador e fazer com que ele fique mais rápido e tenha mais espaço para oferecer.
- Como liberar espaço no Gmail | 5 dicas
Como limpar a memória cache do Spotify e liberar espaço no celular
Dicas para liberar espaço no PC
O Canaltech elencou seis dicas para você aumentar espaço em disco e voltar a acumular novos arquivos e programas. Confira logo abaixo:
1. Delete aplicativos sem utilidade
É muito comum instalar um aplicativo para executar determinada finalidade e acabar esquecendo da existência dele na memória do PC — o que ocupa espaço desnecessário ao longo do tempo. Portanto, a dica é abrir o gerenciador de aplicativos e desinstalar todos os apps que você não usa mais. Só tome cuidado para não apagar softwares vitais para o funcionamento da sua máquina ou de outro programa.
Confira como remover:
- Pressione a tecla “Windows”;
- Selecione o ícone de engrenagem;
- Clique na opção “Aplicativos”;
- Selecione o app desejado e clique em “Desinstalar”.
A partir daí basta seguir as instruções do software para apagá-lo de vez da memória do computador e liberar espaço no PC.
2. Realize uma limpeza de disco
É possível que sua máquina esteja sobrecarregada com arquivos temporários, informações de erros do sistema, lixeira lotada, entre outros fatores que pensam no armazenamento do computador. Então o mais recomendado aqui é fazer uma limpeza de disco para liberar espaço no PC.
Você pode seguir dois caminhos para executar o processo:
Limpeza de disco do PC
O Windows dispõe de uma função nativa para fazer limpeza no armazenamento da máquina. Confira o passo a passo para usá-lo:
- Aperte a tecla do Windows;
- Digite “Meu computador” e aperte Enter;
- Clique com o botão direito do mouse sobre “Disco Local”
- Selecione a opção “Propriedades”;
- Clique em “Limpeza de Disco”.
Depois é só filtrar os tipos de arquivos que você deseja remover e dar início ao processo de limpeza. Por fim, vale a pena reiniciar o computador para verificar se a ação surtiu o efeito desejado.
Aplicativos de terceiros
Se a função de limpeza de disco do computador não der conta de eliminar todos os arquivos desnecessários do PC, você pode optar por aplicativos que cumprem a mesma tarefa e ainda oferecem ferramentas adicionais para deixar a limpeza ainda mais profunda e avançada.
O app Clean Master será usado de exemplo para apresentar o passo a passo do processo:
- Baixe e instale o Clean Master (cleanmasterofficial.com);
- Na tela inicial, clique em “Scan”;
- Clique no botão “Clean” para dar início à limpeza.
O mesmo alerta vale para esse tipo de app: filtre muito bem o que você vai apagar do computador. Além disso, tome cuidado para não remover arquivos temporários do navegador e, sem querer, acabar excluindo suas senhas salvas. Depois é só reiniciar a máquina e ver se está tudo certo em relação à memória.
Se você gostou do Clean Master e deseja experimentar mais opções do gênero, confira mais quatro aplicativos para limpar o seu computador e remover arquivos antigos.
3. Use o armazenamento na nuvem
Se você tiver fotos, vídeos, músicas e documentos pesados, mas muito importantes e que não podem ser deletados de jeito nenhum, é possível optar por movê-los para a nuvem.
Além de ter acesso aos arquivos em qualquer lugar, seu PC fica mais rápido e com a memória mais espaçosa por conta disso. Existem vários serviços de armazenamento, mas o foco aqui será no OneDrive, pois o aplicativo da Microsoft vem instalado de fábrica na raiz do sistema do Windows.
Confira como transferir seus arquivos para ele:
- Aperte a tecla do Windows;
- Digite “Meu computador” e pressione Enter;
- Clique no diretório do OneDrive, na barra lateral direita;
- Faça login no serviço para incluir sua conta Microsoft no PC;
- Selecione os arquivos desejados e clique com o botão direito;
- Clique em “Mover para o OneDrive”;
- Clique com o botão direito sobre os arquivos movidos;
- Selecione a opção “Liberar espaço”.
Ao recortar ou copiar um arquivo para o OneDrive, ele fica com um ícone verde verificado ao lado. Isso significa que ele está presente tanto na nuvem quanto na memória do PC. Por isso é necessário clicar na opção “Liberar espaço”, pois assim o OneDrive apaga o documento do computador e o mantém somente na nuvem.
Quem preferir usar outro serviço de nuvem que não seja o da Microsoft, pode optar pelo download do Google Drive para desktop.
4. Use dispositivos externos
Além do serviço na nuvem, você também pode usar o bom e velho dispositivo externo para retirar fotos, vídeos e documentos pesados do armazenamento interno do seu computador. Para essa tarefa, é recomendável que você conecte um pendrive ou HD externo em alguma porta USB na sua máquina, mas também é possível usar DVDs regraváveis caso seu PC ainda tenha um leitor de discos.
Sendo assim, confira como realizar o processo:
- Abra o explorador de arquivos pressionando o atalho Ctrl + E;
- Selecione os arquivos desejados e clique com o botão direito;
- Clique na opção “Copiar”;
- Clique no diretório do dispositivo externo, na barra lateral esquerda;
- Selecione uma pasta e clique com o botão direito do mouse;
- Clique na opção “Colar”.
Em seguida, retorne ao local original onde os arquivos foram copiados e delete todos eles. Certifique-se também de que os documentos não estejam na lixeira. Se encontrá-los por lá, esvazie a pasta para liberar espaço.
5. Compacte arquivos
Essa solução é ideal para quem não quer mover arquivos do computador para outros armazenamentos, pois ao compactar arquivos na extensão RAR, você reduz significativamente o tamanho deles e, eventualmente, libera mais espaço no PC. Confira abaixo como executar esse processo:
- Pressione as teclas Ctr” + E;
- Acesse a pasta onde estão os arquivos;
- Selecione-os e clique com o botão direito do mouse;
- Passe o cursor do mouse sobre a opção “Enviar para”;
- Clique em “Enviar para pasta compactada”.
Caso você queira acessar os arquivos dentro da pasta compactada, é só clicar com o botão direito e na opção “Extrair aqui”.
6. Desative a hibernação
O recurso de hibernação do Windows pode consumir mais espaço do que você pensa, apesar de sua funcionalidade. Uma vez que essa opção armazena a condição atual do sistema no disco, permitindo retomar todas as atividades e arquivos abertos durante a sessão, a hibernação pode comprometer o espaço do seu PC.
Para desativar a hibernação, faça assim:
- Abra o menu Iniciar;
- Digite cmd.exe;
- Clique com o botão direito no app “Prompt de Comando”;
- Selecione “Executar como administrador” e clique em “Sim”;
- Digite powercfg.exe -h off e pressione a tecla Enter.
Outras soluções viáveis para desafogar a memória do seu computador incluem fazer um backup dos arquivos ou até mesmo optar pela formatação do PC, em casos mais drásticos.