Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como tirar um vírus do celular

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Maio de 2023 às 13h00

Link copiado!

Wagner Wakka/Canaltech
Wagner Wakka/Canaltech

Saber como remover um vírus do celular é importante para proteger os dados no dispositivo, principalmente se você utiliza aplicativos de banco, acessa as redes sociais, realiza transferências via Pix e outras atividades que envolvem informações sensíveis.

Embora as infecções por vírus em celulares sejam relativamente raras, existem outras formas de ameaças maliciosas, como malwares, adwares, aplicativos de espionagem e até mesmo ransomware para o sistema operacional.

Como remover um vírus do Android

Continua após a publicidade

Instale um aplicativo antivírus

Para ter uma proteção ativa no seu celular Android, é importante instalar um antivírus eficiente. Isso pode garantir que o aparelho permaneça livre de vírus e outros tipos de infecções.

Segundo o site especializado em avaliar programas do tipo AV-Test, entre as opções mais eficientes estão:

Continua após a publicidade

Apague o cache do Google Chrome

É comum que malwares fiquem armazenados no celular Android em forma de cache para roubar dados do usuário. Veja como removê-los:

  1. No Chrome, selecione o ícone de três pontos;
  2. Toque em "Configurações;
  3. Acesse "Privacidade e segurança";
  4. Toque em "Remover dados de navegação";
  5. Marque a opções dos arquivos em cache;
  6. Selecione "Remover dados".
Continua após a publicidade

Ative o Google Play Protect

Alertas de aplicativos maliciosos disponíveis para download na Google Play Store são relativamente comuns e podem trazer riscos aos seus dados. Para evitar esse problema, realize uma verificação com o Play Protect:

  1. Abra o app da Play Store;
  2. Toque na foto de perfil, localizado no canto superior direito;
  3. Selecione "Play Protect";
  4. Toque em "Verificar".
Continua após a publicidade

Formate o celular

Se não tem ideia de qual aplicativo ou arquivo está causando problemas ao seu celular, você pode optar por restaurar as configurações de fábrica do aparelho.

Assim, é possível apagar de uma vez todos os dados armazenados e voltar a utilizar um sistema operacional limpo. Veja tudo que você precisa saber para formatar o celular Android.

Como remover um vírus do iPhone

Continua após a publicidade

A segurança do iPhone é reconhecida devido à sua proteção contra ameaças de vírus e outros agentes maliciosos. Isso é possível também graças às restrições impostas pelo iOS em relação a modificações e aplicativos fora da loja, além da análise minuciosa realizada pela Apple em todos os aplicativos que desejam ser integrados à App Store.

A Apple acredita que sua proteção é tão eficiente que removeu os antivírus para iOS da App Store. Os aplicativos dessa categoria disponíveis na loja de oferecem recursos como análise de desempenho, verificação da privacidade de rede e serviços de VPN.

Ainda assim, é possível que malwares aproveitem brechas de navegação e se instalem no iPhone via dados em cache. Apagar o histórico e dados de navegação pode resolver o problema:

  1. Abra o app Ajustes;
  2. Toque em "Safari";
  3. Selecione a opção "Limpar histórico e Dados do site";
  4. Pressione "Limpar Tudo";
  5. Repita essa tarefa em todos os navegadores utilizados no iPhone.
Continua após a publicidade

Além disso, lembre-se de manter o iPhone atualizado com a versão mais recente do iOS para receber os últimos pacotes de segurança da Apple.

Se você ainda estiver tendo problemas ou desconfia que o celular continua infectado por malware, veja como resetar o iPhone para apagar e restaurar os dados de fábrica.

Dicas de segurança para o celular

Continua após a publicidade

Manter o seu celular seguro e livre de riscos requer alguns cuidados importantes para manter a navegação segura. Para isso, siga as dicas abaixo:

  • Evite sites potencialmente perigosos: alguns sites podem se disfarçar de páginas autênticas para roubar dados do usuário. Por isso, evite clicar em links de SMS, visitar páginas que podem ser perigosas ou fazer download de arquivos desconhecidos;
  • Não instale aplicativos fora da loja oficial: aplicativos instalados fora da Play Store podem trabalhar silenciosamente para roubar dados e monitorar sua atividade de navegação. Portanto, é importante desconfiar de softwares baixados na internet, mesmo que aparentem ser legítimos;
  • Não abra arquivos desconhecidos: caso não reconheça a origem de um arquivo baixado, seja via navegador, softwares de armazenamento em nuvem ou outros aplicativos, evite abri-lo no celular. Isso também é importante para arquivos com extensões que parecem estranhas.

Se você quiser saber mais como proteger o seu celular, veja 12 dicas para aumentar a segurança do iPhone e como fazer uma checagem no Android.