Publicidade

Como ter dois WhatsApp no mesmo celular | Guia Prático

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Janeiro de 2024 às 15h40

Link copiado!

Felipe Freitas/Canaltech
Felipe Freitas/Canaltech
Tudo sobre WhatsApp

É possível usar dois WhatsApp no mesmo celular sem baixar aplicativos de terceiros ou fazer alguma gambiarra. O próprio mensageiro permite adicionar uma segunda conta no aparelho, mas também existem caminhos pelo WhatsApp Business ou ferramentas nativas do Android.

Como ter dois WhatsApp no mesmo celular

Existem diversos procedimentos para ter duas contas do WhatsApp ativadas no mesmo celular, mas com números diferentes. Conheça as alternativas a seguir.

Continua após a publicidade

Pelo WhatsApp

O recurso nativo do WhatsApp para conectar duas contas no mesmo aplicativo chegou em 2023 para o Android e resolveu boa parte dos problemas de acesso. É possível usar um segundo cartão SIM para cadastrar um novo número ou usar a função de aparelhos conectados para acessar outra conta já existente.

Siga os passos no Android:

  1. Abra o WhatsApp;
  2. Acesse as configurações;
  3. Toque no ícone de seta ao lado da foto de perfil;
  4. Pressione “Adicionar conta”;
  5. Siga as etapas de cadastro de uma nova conta.
Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Após usar um chip com número já cadastrado no WhatsApp, você pode recuperar algum backup antigo e ter o histórico de conversas de volta. Além disso, existe a opção “Adicionar como aparelho adicional”, que gera um QR Code e permite usar a mesma conta em dois celulares diferentes.

Com o WhatsApp Business

Antes da opção nativa chegar ao WhatsApp, a solução era criar uma conta na versão Business, indicada para profissionais autônomos e proprietários de empresas. O aplicativo ainda reserva alguns recursos exclusivos, como a opção de criar respostas automáticas e separar as conversas por etiquetas.

Continua após a publicidade

Siga estes passos:

  1. Baixe o WhatsApp Business (Android | iOS);
  2. Aceite os termos;
  3. Selecione “Usar outro número”;
  4. Faça o login com o novo número;
  5. Configure o perfil e comece a usar o app.

Com aplicativos gêmeos

Continua após a publicidade

Algumas interfaces do Android permitem criar uma versão “clonada” do mesmo aplicativo de mensagens. Isso recebe vários nomes: Dual Messenger, em aparelhos da Samsung, Dual Apps, na Xiaomi e Twin Apps, em modelos da Huawei, são alguns exemplos, mas o funcionamento é o mesmo.

Com o recurso, o sistema operacional cria uma versão secundária do WhatsApp e permite acessá-lo com uma nova conta. Veja o passo a passo na interface One UI, da linha Samsung Galaxy:

  1. Abra as configurações;
  2. Selecione “Recursos avançados”;
  3. Toque em “Dual Messenger”;
  4. Ative a opção do WhatsApp;
  5. Faça o login.
Continua após a publicidade

É importante reforçar que essas alternativas são válidas para a versão tradicional do WhatsApp — se quiser fazer o mesmo processo no WhatsApp Business, o caminho pode variar um pouco.

Pode ter dois WhatsApp no mesmo celular com um chip?

Não. As contas do WhatsApp são atreladas ao número de telefone, dessa forma, só é possível ter um cadastro por linha. Para ter dois perfis no mesmo aparelho, será preciso adquirir ou ter acesso a um segundo chip SIM.

Uma alternativa é instalar o chip em outro aparelho para receber o código de ativação e habilitar a conta no seu celular em uma outra instância do app.