Publicidade

Como fazer pagamento por aproximação? Guia completo de cartões a celulares e Pix

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Nathana Rebouças/Unsplash
Nathana Rebouças/Unsplash

Com a evolução dos pagamentos digitais, aproximar o cartão ou o celular já é suficiente para concluir uma compra. O pagamento por aproximação facilita o dia a dia, reduz filas e se tornou um dos métodos mais usados pelos brasileiros em compras presenciais.

A seguir, tire suas dúvidas sobre:

  • O que é o pagamento por aproximação (NFC)?
  • Como usar o cartão por aproximação?
  • O pagamento por aproximação é seguro?
  • Como usar o Pix por aproximação?
  • Como realizar pagamento por aproximação com o celular?
  • Quais celulares são compatíveis com NFC?
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O que é o pagamento por aproximação (NFC)?

O pagamento por aproximação utiliza a NFC (Near Field Communication) para transferir informações entre dispositivos próximos, o que permite a realização do pagamento sem a inserção do cartão na maquininha, ou até mesmo com o uso do celular ou smartwatch.

Como usar o cartão por aproximação?

Para usar o cartão por aproximação, ele deve ser compatível com a tecnologia NFC. Depois de verificar isso, basta ir até o estabelecimento e na hora do pagamento, aproximar o cartão da maquininha e aguardar a cobrança. Caso a compra ultrapasse o valor de R$ 200, será solicitado a senha por questões de segurança.

Se você não sabe se o seu cartão tem NFC, é fácil de descobrir: procure por um símbolo de ícone de Wi-Fi deitado, ou acesse o aplicativo da sua instituição financeira para verificar se a opção está habilitada.

O pagamento por aproximação é seguro?

Os pagamentos por aproximação são seguros porque usam criptografia para proteger os dados do cartão. Durante a transação, informações sensíveis não são compartilhadas com o estabelecimento. Em vez disso, são enviados códigos temporários que confirmam o pagamento.

No celular, os aplicativos de pagamento ainda podem exigir autenticação, como senha, impressão digital ou reconhecimento facial, para garantir que só você consiga realizar compras.

Continua após a publicidade

Além disso, é possível habilitar e desabilitar a função a qualquer momento no aplicativo da sua instituição financeira. Você controla quando usar o recurso no seu cartão, celular ou smartwatch.

Como usar o Pix por aproximação?

O Pix por aproximação é a evolução do pagamento instantâneo e está disponível desde fevereiro de 2025. A tecnologia pode ser usada com o celular de duas formas: pelo app do seu banco ou por meio de uma carteira digital.

Continua após a publicidade

Nessa modalidade, o limite padrão da transação é de até R$ 500, que pode ser reduzido no aplicativo do banco ou alterado para um novo limite. 

Por enquanto, esta opção está disponível apenas na Carteira do Google, para Android, e em apps de algumas instituições financeiras, como o Banco do Brasil e o Nubank.

No varejo, a tecnologia promete agilizar o atendimento, reduzir filas e tornar as compras mais práticas, além de oferecer uma experiência de pagamento mais rápida para clientes e comerciantes.

Como realizar pagamento por aproximação com o celular?

Continua após a publicidade

O pagamento por aproximação também funciona pelo celular com o uso de carteiras digitais, como a Carteira do Google, Apple Wallet ou Samsung Wallet. Nesses aplicativos, você cadastra seus cartões de crédito ou débito e, ao aproximar o celular da maquininha compatível com NFC, a cobrança é realizada.

O NFC do aparelho transmite os dados de forma criptografada, e muitas carteiras exigem autenticação por senha, impressão digital ou reconhecimento facial antes de concluir a compra.

Quais celulares são compatíveis com NFC?

Os celulares compatíveis com NFC devem ter a tecnologia embutida em seu hardware, além de manter o Android ou iOS atualizado. Existem vários smartphones de preços variados que já contam com o pagamento por aproximação, como os modelos da Samsung e Motorola.

Continua após a publicidade

Confira outros conteúdos do Canaltech:

VÍDEO: Pagar com PIX pelo NFC do Celular é Seguro? Como Funciona?