Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome facilita controle de uso de bateria com novo atalho

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Setembro de 2022 às 14h59

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

O Google Chrome facilitará a desativação do modo de economia de bateria no computador. A ferramenta, ainda em desenvolvimento e disponível por enquanto somente na versão de testes do navegador, reduz a atividade do programa em segundo plano e suspende animações e efeitos visuais que incrementam a experiência para gastar menos energia.

A novidade é bastante simples, mas poupa o usuário de cliques desnecessários para visualizar o status do modo de economia de bateria ou desativá-lo. Quando ligada, um novo ícone inserido ao lado da barra de endereços exibirá o status da ferramenta e basta clicar sobre ele para desabilitá-la e voltar para a experiência padrão.

Continua após a publicidade

Novos modos de energia

A própria opção de economia de bateria é uma adição em desenvolvimento no Chrome. Ela estará disponível na seção “Performance” nas configurações do navegador, ao lado da alternativa “Modo de alto desempenho” que, em suma, vai descartar abas esquecidas abertas para dar uma folga para o processador.

O modo de economia poderá ser ativado manualmente pelo usuário, mas ele também poderá ser habilitado de forma automática em determinadas condições: se o notebook estiver sendo alimentado por bateria ou se a energia dele estiver baixa, por exemplo.

Continua após a publicidade

Em testes

Tais adições foram encontradas na versão Chrome Canary, uma das versões experimentais do navegador, atualmente disponível na compilação 107. Tanto o menu “Performance” quanto o atalho para ativar/desativar a otimização de bateria precisam ser habilitados no menu chrome://flags.

Não há previsão para a liberação dos novos modos de energia para todos os usuários e, considerando que o Chrome Canary fica cerca de duas compilações a frente da edição estável, deve levar ao menos dois meses para o público geral experimentá-los. Por enquanto, resta esperar e observar se serão aplicadas mudanças nas ferramentas.