Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Chrome pode ganhar painel lateral personalizado

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Agosto de 2022 às 12h48

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas

O Google pode aprimorar o painel lateral para visualização de conteúdo personalizado no navegador Chrome. Quando trouxe a ferramenta, muita gente reclamou devido ao espaço ocupado em excesso e a falta de liberdade para configurá-lo conforme a necessidade do usuário.

Um novo sinalizador em fase de testes pode dar mais controle para as pessoas ajustarem esse local estratégico. Descoberto pelo site Chrome Story, a flag pode ser ativada manualmente e promete expandir a utilização do painel lateral para além dos favoritos e listas de leituras.

Continua após a publicidade

O "novo painel" supostamente pedirá para o usuário selecionar tudo que deseja adicionar ao espaço. Como o ajuste ainda não está funcional, é impossível saber quais opções poderão ficar posicionadas ali.

Atualmente, o painel original fica escondido por padrão e seu ícone posicionado entre as extensões do Chrome e o avatar com as informações da Conta do Google. Quando ativado, ele ocupa um pedaço do canto direito da tela do navegador.

Por se tratar de recurso experimental, também não há como saber quando a novidade chegará, nem se vai integrar oficialmente o programa algum dia. Fato é que a barra lateral do Chrome nunca emplacou, o que possivelmente deve incomodar os desenvolvedores do Google.

Como o painel lateral poderia ser melhopr usado?

Continua após a publicidade

Uma possibilidade seria adicionar uma guia com os sites visitados ou guias fechadas. Ou até, quem sabe, alguns atalhos para ferramentas mais utilizadas ou para extensões acionadas com frequência. Seriam formas de otimizar o acesso sem precisar adentrar nos menus, perdendo tempo desnecessário.

O Chrome também poderia elevar a integração com o Google Workspace e alocar documentos recentes no Docs, Apresentações ou Planilhas. Por um viés mais ousado, daria até para inserir um widget associado ao Gmail para ver as mensagens mais recentes ou ao Drive para ver os arquivos disponíveis na nuvem.

Tudo isso é pura especulação, portanto será necessário aguardar para descobrir os planos do Google. Em monitores grandes, a barra lateral pode ser uma boa pedida para quem deseja incrementar a produtividade, desde que a existência seja justificada.

O Chrome 104, versão mais recente do programa, chegou com suporte a "novos cookies" e captura de região. O software conta com as primeiras experimentações em mecanismos da Privacy Sandbox (a futura substituta para os cookies), melhorias para janelas de web apps em configurações com múltiplos monitores e outras adições.

Continua após a publicidade

Fonte: Chrome Story