Google Shopping alerta usuários quando produtos têm redução de preços

Por Rafael Arbulu | 07 de Outubro de 2019 às 13h10
Google
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

A Google promoveu uma ampla atualização em sua plataforma de e-commerce, o Google Shopping, e está trazendo alguns recursos que prometem ser bem amigáveis ao bolso do usuário: segundo o blog oficial da empresa, que dedicou um post apenas para relacionar as mudanças, além de uma interface aprimorada e uma organização mais simples de lojas e produtos, agora o Google Shopping permite marcar preços de itens de interesse, notificando o usuário quando ele passar por alguma redução.

“Quando você encontrar o produto que precisa, basta acionar a opção ‘Price Track’ e você receberá no seu telefone um alerta de quando o preço daquele produto cair”, explica o post. “Nas próximas semanas, você terá a opção de receber essas notificações via e-mail. Dica de profissional: com os feriados de fim de ano chegando, por que não acionar o ‘price track’ para os itens de sua lista de compras?”

Outra novidade é a filtragem de produtos e lojas com base na sua localização atual. A Google justifica isso como uma eventual necessidade de encontrar um item específico, na hora. Por esse recurso, será possível identificar lojas mais próximas que tenham o que o usuário necessitar naquele momento.

(Imagem: Divulgação/Google)

“La garantía soy yo”

A atualização da plataforma também vem com a possibilidade de realizar a compra e fazer o checkout e pagamento diretamente pela Google, sem a necessidade de ser redirecionado à página da loja para finalizar a aquisição. Todo o processo é conduzido por meio da sua conta Google — a empresa diz que isso gera maior confiabilidade não apenas na aquisição de itens, mas também na descoberta de novos vendedores e lojas.

Uma coisa interessante é que, embora nem todos os produtos permitam isso (aqueles com a função ativada terão o símbolo de um carrinho de compras ao lado), itens que sejam adquiridos pela plataforma Google Shopping trazem a “garantia da Google”. Segundo explica o próprio post: “Você já vem ao Google para buscar e pesquisar produtos — agora, você também pode comprar de milhares de lojas diretamente. O checkout é rápido, fácil e seguro porque você usa as informações salvas em sua Conta Google. E cada encomenda é suportada por uma garantia da Google, o que significa que você pode contar com o suporte ao cliente da nossa empresa e vamos ajudá-lo na facilitação de devoluções e reembolsos”.

Compras sustentáveis

Finalmente, o Google Shopping promete, segundo o post, compensar toda e qualquer emissão de carbono (CO2) feita por causa da entrega de suas encomendas. A empresa não diz exatamente como fará isso, mas uma entrevista feita pela Reuters com Anna Meegan, chefe de sustentabilidade da "Big G", disse que o Google apresentou queda de 40% de suas emissões em 2018 ao utilizar navios ao invés de aviões para o trânsito de encomendas, além de empregar plástico reciclado nas embalagens e carcaças de alguns de seus próprios produtos, como o Chromecast ou Google Home Speaker. É seguro presumir que as mesmas práticas serão adotadas aqui.

Por ora, as novidades parecem estar disponíveis apenas para o mercado norte-americano. Tentamos acessar a plataforma Google Shopping com um smartphone aqui no Canaltech, mas nenhuma das atualizações ainda havia surtido efeito (a interface ainda é a que estamos acostumados). A nossa equipe entrou em contato com a assessoria de imprensa do Google no Brasil para saber se ou quando as novidades serão refletidas por aqui, mas, até o fechamento dessa nota, não obtivemos resposta.

Fonte: Google (Blog oficial); Reuters

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.