Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome ganha barra de endereço na parte debaixo da tela no iPhone

Por| 31 de Outubro de 2023 às 13h53

Link copiado!

Fabricio Calixto/Canaltech
Fabricio Calixto/Canaltech

O Google Chrome enfim permite que você posicione a barra de endereços do navegador na parte debaixo da tela. Isso, porém, só se você usa o app no iPhone — a novidade, que já existe em alguns rivais do navegador do Google, estreou primeiro no iOS e ainda não há qualquer previsão de sua chegada ao Android.

Até o momento, o Chrome no iPhone mostrava a barra na parte de cima e o menu de navegação (com botão para abrir nova guia, outro para ver guias abertas e tudo mais) na parte debaixo. Agora você pode deixar a barra também na parte inferior, deixando o restante da tela apenas para o conteúdo do site visitado.

Como deixar a barra do Chrome na parte debaixo da tela

Continua após a publicidade

O processo de mudar a barra de endereços do Chrome de posição no iPhone é bem simples:

  1. Toque e mantenha pressionada a barra de URL no topo da tela;
  2. Aguarde um novo menu aparecer;
  3. Pressione a opção “Mover a barra de endereço para baixo”.

Para desfazer a alteração, basta repetir o processo. Outro modo de realizar essa mudança é ir às configurações do aplicativo e acessar o menu da barra de endereços.

Continua após a publicidade

A novidade está presente no Chrome a partir da versão 119 do navegador do Google para iPhones. O novo recurso deixa o app muito parecido com o Safari, navegador da Apple que traz a barra inferior como padrão desde o iOS 15. Inclusive esse pode ser o motivo da novidade ter chegado primeiro ao iOS, para permitir que uma possível transição entre Safari e Chrome seja mais sutil.

Quando chega no Android?

A pergunta que fica agora é: e o Android? O Google já testou um novo visual do Chrome em 2017 em que a Omnibox (nome oficial da barra do navegador) ficava na parte debaixo da tela.

A alteração, porém, nunca chegou a ser oferecida ao grande público e o tema parece ter esfriado nos laboratórios de Mountain View. Isso até este ano, quando surgiram notícias de que a empresa testava a barra inferior no iPhone.

Continua após a publicidade

Outros navegadores já são assim

Apesar de novidade no Chrome, o navegador mais usado do planeta, a barra de endereços na parte debaixo já é realidade em basicamente diversos rivais. Firefox, Vivaldi, Opera e Samsung Internet, por exemplo, são alguns dos apps que oferecem há algum tempo a possibilidade de reposicionar o campo que exibe a URL de um site.