Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chatbot do Telegram ajuda Ucrânia a rastrear e atacar tropas russas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Março de 2022 às 11h40

Link copiado!

Christian Wiediger/Unsplash
Christian Wiediger/Unsplash
Tudo sobre Telegram

O governo da Ucrânia criou um chatbot no aplicativo de mensagens Telegram para permitir que a população informe as autoridades onde estão as tropas russas. A ideia é contar com o apoio dos ucranianos para acompanhar o deslocamento dos invasores com mais segurança e sem exposição.

Para acessá-lo, basta localizar o canal @everog_bot no Telegram, enviar uma mensagem e seguir o passo-a-passo. O jornal Ukrainian News disse que o vice-primeiro-ministro do país, Mikhail Fedorov, fez o anúncio em seu canal próprio no app.

Continua após a publicidade

Antes de enviar relatos, fotos ou vídeos, o usuário precisará se identificar como um cidadão ucraniano por meio de um aplicativo chamado Diya. O objetivo disso é inserir uma barreira para evitar que russos e sabotadores pudessem liberar pistas falsas para confundir as tropas da Ucrânia.

O usuário é convidado a enviar todos os detalhes possíveis sobre os militares, como equipamentos, contingente e a localização exata de onde se encontram. É necessário ter iPhone para usar o serviço, o que pode restringir o uso.

No início da guerra contra a Rússia, a população local acompanhava as ações militares em tempo real via Apple Mapas e Google Maps. Porém, isso se tornou também uma arma para o Kremlin, razão pela qual as duas empresas desativaram muitos recursos dos aplicativos.

Vantagem de posicionamento na guerra

Continua após a publicidade

Agora, este robô no Telegram promete dar uma vantagem extra para os ucranianos interessados em informar onde estão os integrantes do exército russo. O chatbot foi criado pelo Ministério da Transformação Digital da Ucrânia e apelidado de "еВорог", algo como "e-inimigo", em português.

A vantagem é que ele é totalmente integrado ao app de mensagens, portanto não exige download extra. Na guerra, os governos dos dois países têm feito pressão para remover aplicativos e conteúdos contrários aos seus próprios interesses. Se o governo ucraniano tivesse criado um app, o Kremlin poderia pedir a Apple e Google que removesse o programa, coisa que se torna inviável para o Telegram.

Nada se sabe sobre a eficácia do chatbot até o momento, mas uma fonte no Twitter teria relatado mais de 200 mil usos desde o lançamento. Isso teria causado a morte de 16 mil soldados russos e a destruição de 4 mil veículos inimigos.

Continua após a publicidade

A guerra digital é uma das principais vertentes de qualquer conflito moderno. Hackers, criminosos e apoiadores políticos lutam no mundo virtual para tentar desestabilizar os inimigos com estratégias como espionagem e sabotagens.

Fonte:  Ukrainian NewsMichael MacKay