CES 2024 | Amazon adota padrão aberto para rivalizar com Chromecast
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
A Amazon anunciou na CES 2024 que vai usar o protocolo de transmissão Matter Casting para espelhar a reprodução do Prime Video entre celulares e dispositivos conectados. A nova tecnologia é feita em código aberto rivaliza com o Chromecast e o AirPlay na hora de transmitir algum vídeo do aplicativo para uma TV, TV Stick ou qualquer outra tela inteligente.
- Amazon lança recursos de IA para ajudar na compra de roupas
- Amazon lança suporte digital para pessoas com diabetes e hipertensão
O Matter Casting é uma criação do projeto Matter Standard, que desenvolve padrões para casas conectadas e tem a empresa de Jeff Bezos como cofundadora. “A Amazon é uma apoiadora de longa data do uso de padrões abertos de tecnologia para dar mais escolha aos consumidores sbre quais dispositivos e serviços eles usam nas suas casas”, informa a big tech em nota oficial.
Primeiramente, a novidade opera somente com o Prime Video, mas a empresa garante que apps como Plex e Pluto TV vão aderir à ferramenta de interoperabilidade nos próximos meses. A tecnologia funciona de forma parecida com a dos concorrentes: o usuário abre um vídeo no aplicativo para celulares, seleciona uma forma de transmissão e envia o conteúdo para uma TV. O celular, então, vira uma espécie de controle remoto para pausar o vídeo e navegar pelo catálogo.
Esse tipo de recurso de espelhamento pode beneficiar quem já usa o ecossistema de produtos da Amazon, como os displays da linha Echo e o Amazon Fire TV Stick. No entanto, vale pontuar que os rivais de Google e Apple possuem mais apps compatíveis.
Disponível no Echo Show 15
O Matter Casting do Prime Video já pode ser usado no Echo Show 15 e a tecnologia deve chegar aos dispositivos da linha Fire TV nos próximos meses. Curiosamente, o Google também aproveitou a CES 2024 para revelar uma novidade no Chromecast: a opção de transmitir vídeos do TikTok.