Amazon lança recursos de IA para ajudar na compra de roupas
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |
A Amazon anunciou quatro novos modelos de IA para a seção de compras de vestuário que visam ajudar os consumidores a encontrarem roupas no tamanho certo e em estilos com combinam com suas preferências, de acordo com seu histórico. As ferramentas têm como objetivo melhorar as vendas online e reduzir a devolução de itens.
- Amazon anuncia a IA generativa Q para rivalizar com o Copilot
- 5 destaques de IA em 2023 e o que esperar para 2024
As novidades incluem uma área de recomendação personalizada de tamanho, resumo dos comentários de outros consumidores, análise comparativa de tabela de tamanhos e um recurso de feedback inteligente para vendedores.
IA que recomenda o tamanho certo
A primeira ferramenta do conjunto de soluções com IA da Amazon para a seção de vestuário utiliza um algoritmo capaz de recomendar o melhor tamanho a ser adquirido de uma peça para cada pessoa, considerando a diferença de padrão entre marcas e fabricantes.
Nessa tarefa, o modelo de machine learning reúne — em caráter anônimo — informações de compras de clientes com as mesmas preferências de tamanho e compara com dados de milhões de produtos semelhantes. O algoritmo considera os itens que foram comprados e mantidos pelos consumidores ao mesmo tempo que identifica os motivos de devolução de outros.
Com essa comparação de dados, o modelo apresenta na página de compras a recomendação de tamanho “com base em milhões de pedidos de consumidores, devoluções e comentários”.
Segundo a Amazon, a IA é capaz de aprender com o tempo e pode identificar, por exemplo, quando uma compra é feita para uma criança: “Se comprou calças infantis de um determinado tamanho este mês, o algoritmo vai considerar que você pode precisar de um tamanho maior nos próximos meses”, explica a empresa no blog oficial.
IAs para ajudar a comprar roupas
Além de apresentar a recomendação de tamanho para cada peça de vestuário de diferentes marcas e fabricantes, a Amazon oferece um recurso de resumo de comentários de consumidores por IA que proporciona uma análise rápida sobre o item.
Esse acesso pode ser feito com o clique na área de “tamanho recomendado” com insights personalizados sobre o produto dentro do tamanho indicado para cada pessoa.
Outro modelo da Amazon para facilitar o processo de compra de roupas online é uma solução que simplifica as tabelas de tamanho entre diferentes marcas e fabricantes. Nessa tarefa, a IA reúne os dados em tamanhos padronizados, corrige automaticamente medidas ausentes ou incorretas, apresentando o resultado em um gráfico de tamanhos mais preciso e consistente.
IA para auxiliar vendedores
Por fim, a gigante do setor de varejo lançou também uma ferramenta de IA para ajudar os vendedores a detectar problemas em seus produtos. Chamado de Fit Insights, o modelo reúne dados de devolução e feedback dos clientes para identificar defeitos na tabela de tamanho e adequação para diferentes consumidores.
Segundo a Amazon, “ao aproveitar esses dados, as marcas podem entender melhor os problemas de adequação do cliente, melhorar a forma como comunicam o tamanho aos consumidores e até mesmo incorporar o feedback em projetos e fabricação futuros”.
As novas soluções de IA vão começar a aparecer para o público na seção “Amazon Moda” do site da varejista.