Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Carteira do Google vai importar documentos a partir de QR Code

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Junho de 2023 às 16h33

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

A Carteira do Google terá a capacidade de importar QR Code ou códigos de barras para salvar informações. O objetivo é permitir a inclusão rápida de documentos de identidade, passes digitais, cartões de fidelidade ou carteirinhas diversas.

Para importar o documento, basta apontar a câmera para o local com o QR Code e a Wallet fará o serviço. O código escaneado ficará disponível de maneira segura, como já ocorre com cartões de crédito ou demais documentos gravados.

Ainda não há previsão de quando a novidade chegará, mas não deve levar muito tempo. Todo celular moderno já conta com um leitor de QR Code, então bastaria criar uma API de ligação com a Carteira.

Continua após a publicidade

Carteiras de motorista no Google Wallet

O Google também deve oferecer mais possibilidades de uso com IDs digitais e carteiras de motorista. Um teste começou no final do ano passado, e agora chega em modo definitivo para motoristas de Maryland, nos Estados Unidos — ainda não há previsão de expansão para o Brasil.

Em breve, o app vai ser usado para reservar carros ou checar contas online. No Reino Unido, será possível armazenar o cartão do plano de saúde na Carteira por meio do aplicativo His Majesty's Revenue and Customs (HMRC).

Continua após a publicidade

Mensagens de texto também poderão ser transformadas em documentos do aplicativo. O Google Mensagens fará a conversão de informações recebidas por RCS, formato bombado de SMS do Google, para salvar no app de carteira. A Vietnam Airlines e a Renfe, operadora ferroviária da Espanha, serão as primeiras companhias a usar o recurso.

Empresas poderão usar a Carteira do Google

O último anúncio foi a possibilidade de adicionar crachás corporativos à Carteira do Google. Empresas poderão disponibilizar as informações para quem desejar acessar o local de trabalho com a tecnologiaNFC dos celulares.

Continua após a publicidade

A Carteira do Google foi uma das grandes inovações do Google I/O de 2022, que culminou no fim do Google Pay. Mas a empresa viu que apenas armazenar cartões, passes e chaves não era suficiente para atender às necessidades do público.

O Google planeja expandir a sua digital wallet para mais mercados nas próximas semanas. Aqui no Brasil, o serviço desembarcou no ano passado e oferece suporte a cartões de embarque da LATAM e da companhia aérea Gol.