Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Carteira do Google chega ao Brasil com suporte a pagamentos, ingressos e cartões

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Julho de 2022 às 15h55

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

O Google anunciou a chegada do seu serviço de carteira digital para o Brasil nesta quarta-feira (20). Chamado Carteira do Google (Google Wallet, em inglês), o aplicativo vai permitir armazenar e centralizar itens digitais, como cartões de crédito e débito, comprovantes de vacinação, bilhetes de transporte e ingressos para cinema ou eventos diversos.

Serão disponibilizados aplicativos para Android e WearOS, assim as pessoas poderão usar a Carteira nos celulares ou relógios inteligentes. O Google Pay, também conhecido como GPay, será integrado ao serviço para permitir o pagamento sem contato com dispositivos.

Continua após a publicidade

Esse modelo havia sido anunciado em maio desde ano, durante a Google I/O, e chegou apenas a poucos países. Agora, no total, 38 países devem receber a Carteira do Google nos próximos meses. 

O serviço está bem parecido com o aplicativo de carteira da Apple, que também unifica tudo em um só local. Milhões de pessoas já usam seus celulares para comprar ingressos para shows, entradas de cinema ou teatro e fazer pagamentos em restaurantes ou estabelecimentos comerciais, mas o problema é que tudo costuma ficar espalhado em dezenas de apps diferentes ocupando oespaço no seu celular e exigindo a memorização de dezenas de senhas.

O que faz a Carteira do Google?

Um dos destaques é o armazenamento do comprovante de vacinação contra a covid-19, emitido pelo Ministério da Saúde. Graças a uma parceria com o Datasus, as pessoas poderão baixar diretamente do site e guardá-lo na Carteira do Google para exibir em locais onde for exigida a comprovação.

Quem frequenta shows e cinemas também têm novidades: ingressos para o Rock In Rio 2022 também devem ser suportados pelo programa, e a platforma Ingresso.com integrou a API da Carteira para permitir que você centralize seus passes de entrada de modo digital no app do Google.

Quais bancos são compatíveis com a Carteira do Google no Brasil?

Segundo a companhia, são 17 instituições parceiras da Carteira do Google no Brasil, o que inclui bancos, emissores de cartões e bandeiras:

Continua após a publicidade

A lista deve ser expandida nos próximos meses, principalmente porque qualquer pessoa pode fazer a integração. É só baixar a API e fazer os ajustes no serviço para oferecer o suporte à Carteira do Google.

Uma das possibilidades seria atrair órgãos públicos para permitir o armazenamento de documentos oficiais. Em vez de baixar um aplicativo para RG e outro para a Carteira de Motorista, você poderia apenas deixar tudo em um só local, sem a necessidade de andar com a versão física para lá e para cá.

Mudança nas compras digitais

Continua após a publicidade

Segundo dados do Google, somente no ano passado, as buscas por pagamento sem contato cresceram 24%, um claro resultado do interesse dos brasileiros nesta nova forma de pagamento. Os pagamentos sem contato corresponderam a quase 1/3 das transações em março de 2022, conforme a Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

A gigante das buscas explica que dados pessoas não poderão ser compartilhados com terceiros sem a sua permissão e tudo só será acessado com senha, desenho do padrão ou biometria. Em caso de perda ou roubo do celular, a Carteira do Google oferecerá suporte ao recurso de "Encontrar meu dispositivo", assim dá para localizar, bloquear ou apagar remotamente seu aparelho.

Quem já tem o Google Play instalado no dispositivo nem precisa se preocupar com o download, já que o aplicativo será atualizado automaticamente. Os que ainda não conhecem podem acessar a Play Store e procurar por "Carteira do Google" para começar a desfrutar dessa importante novidade.