Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Carteira do Google agora permite comprar e guardar bilhetes de metrô em SP

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Março de 2023 às 11h42

Link copiado!

Eduardo Dutra/Pexels
Eduardo Dutra/Pexels
Tudo sobre Google

O Google anunciou nesta quarta-feira (1º) um novo recurso para os usuários de transporte público em São Paulo. A partir de agora, será possível comprar, guardar e usar bilhetes do metrô e da CPTM, o serviço de trens que atende a região metropolitana, por meio da Carteira do Google.

A aquisição pode ser feita diretamente pelo aplicativo da carteira digital, utilizando os meios de pagamento cadastrados. O passageiro pode comprar até 10 bilhetes no app de uma única vez, e eles ficam armazenados como QR Codes que são lidos na catraca das estações.

Os códigos permanecem guardados na carteira por tempo indeterminado. Ao se aproximar da catraca, basta abrir o aplicativo e escanear o código para ter a entrada liberada.

Continua após a publicidade

A nova função chega graças a uma parceria com a Autopass, empresa de gestão de bilhetagem eletrônica por trás da plataforma TOP. A empresa cuidou, entre outras coisas, da implementação dos bilhetes de metrô por QR Code em São Paulo.

As empresas apontam que o código é armazenado diretamente no celular, de forma que ele pode ser acessado mesmo quando o usuário está offline. Isso é importante porque muitas estações de metrô são subterrâneas, e o acesso à internet móvel pode ser precário.

Vantagens do sistema

As empresas destacam, além da praticidade da aquisição dos bilhetes pelo celular sem qualquer tipo de fila, a vantagem de que o sistema dispensa os códigos impressos em papéis térmicos, como acontece atualmente nas estações.

Continua após a publicidade

Como esse tipo de papel desgasta em pouco tempo, os códigos neles impressos têm um prazo de validade curto, de modo que a Autopass recomenda o uso em um prazo máximo de 72 horas. Como a tela do celular não tem a mesma restrição, os QR Codes não têm prazo para expirar.

Vale notar, no entanto, que o sistema é válido apenas para o sistema ferroviário da Grande São Paulo. A Autopass aponta que a expansão para os ônibus metropolitanos da EMTU está nos planos, mas ainda não está em vigor. Da mesma forma, o sistema ainda não permite a integração com os ônibus municipais da SPTrans como o Bilhete Único.